Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • 24 Horas
  • Opinião

O que você plantou para colher em 2025?

Dennis Moraes 7 de dezembro de 2024 3 minutes read
Everaldo-Qualidade-Web-02--1-
Compartilhe essa notícia!

Por Everaldo de Deus

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A cada início de ano, abre-se um novo ciclo, trazendo consigo perspectivas de mudanças que começam a ser rascunhadas dia a dia, com contagem regressiva. É a partir disso que te convido a refletir: nada existe sem a marca do tempo, é ele que nos permite a grande jornada.

Entretanto, é comum as pessoas desejarem momentos de felicidade e realizações pessoais ou coletivas ao ano vindouro. E esse desejo é apenas um ponto de partida! As festas de confraternizações não estão ligadas somente a esta mudança de ciclo, elas são, também, pulsões inconscientes se expressando em desejos de melhorias no novo ciclo. Assim, o homem marcha tecendo seus projetos e sonhos no tapete existencial.

É curioso pensar que cada passo que perde contato com o chão vira passado, e em cada passado deixamos algumas pegadas de nossa história – e que muitas vezes resistem ao tempo. Aí está a grande magia da existência, a resistência sobre as dificuldades encontradas no caminho. Muitos superam, mas outros levam sempre a mesma narrativa para se iludirem com os mesmos dramas e suas consequências, projetando-a ao “novo ano” … Já parou para notar que o passado pode se repetir com a mesma intensidade de uma novidade?

Diante dessa perspectiva, é relevante questionarmos: o que nos aguardará em um ano que inicia? Talvez essa seja umas das perguntas mais intrigantes que sempre ecoa quando se fala em previsões. Porém, fazendo uma analogia sobre a Lei de “causa e efeito”, poderemos ter uma pálida ideia que vislumbra um “novo cenário”. Tudo o que virá de novo está relacionado às nossas atitudes na vida prática, sejam elas positivas ou negativas, trazendo sempre suas consequências.

Somos responsáveis por tudo aquilo que criamos e damos vida. Muitas vezes sofremos por não encontrarmos uma fórmula que aniquile a consequência de uma ação adoecida, por exemplo.

Destarte, vivamos com intensidade a cada oportunidade que o universo nos permita. Pratiquemos ações que façam as pessoas não só terem um simples contato conosco, mas que saiam desse encontro pessoas melhores. Dessa forma, poderemos ser mais úteis ao propósito do universo e adquirir algum “capital para trocar”, com a fórmula que irá destruir a consequência de uma ação doentia que porventura possa existir, para usufruirmos por alguns momentos da vida em sua plenitude.  Que o ano de 2025 nos transborde de desejos e nos enxarque de realizações, que possamos acumular muito capital imaterial para a grande jornada por vir.

Everaldo de Deus é psicanalista clínico, pedagogo mestre em Educação e especialista em Neuropsicopedagogia. Também é poeta e escritor, e assina o livro de reflexões Banquete das Ideias.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Dennis Moraes

https://dennismoraes.com.br/

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Presidente da Câmara cobra solução para falta de medicamentos nos postos de saúde e Farmácia de Alto Custo
Next: Big Jotta: A Jornada Musical Entre Hip Hop e Funk Carioca

Relacionadas

Nova Ambulância 01 - imprensa
  • 24 Horas
  • Política

Vereador Rony Tavares questiona frota de ambulâncias, mas situação da saúde em Santa Bárbara d’Oeste já é alvo de alertas e reclamações de moradores

Dennis Moraes 16 de janeiro de 2026
Area Florestal Suzano (1)
  • 24 Horas
  • Região

Suzano restaura mais de 1,7 mil hectares de Mata Atlântica no Estado de São Paulo

Dennis Moraes 15 de janeiro de 2026
banco-master-1760096842423-v2-4x3-1
  • 24 Horas
  • Opinião

O caso Banco Master mostra como poucos podem manipular muitos

Dennis Moraes 15 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco