Uma lista de empresas por cidade pode te ajudar em muitos pontos, entre eles, conseguir aumentar a taxa de conversão.
Por isso é tão importante manter a lista de empresas por cidade, totalmente atualizada e organizada no sistema da sua empresa é fundamental, isso vai garantir que as estratégias para prospecção de clientes sejam mais assertivas e também direcionadas.
Caso a lista de empresas por cidade do seu sistema esteja desatualizada e também desorganizada, a pesquisa vai ser afetada e isso pode gerar alguns problemas para o futuro da empresa.
Essa lista também pode ser de grande valia na hora de montar uma boa estratégia de marketing, isso porque, elas podem te ajudar a encontrar qual é o seu público-alvo no qual seu serviço ou produto serve.
E graças a essa lista que você vai conseguir fazer inúmeras pesquisas sobre outras empresas existentes, somente no Brasil são mais de 20 milhões de empresas, já pensou procurar empresa por empresa, atualmente podemos contar com ferramentas que permitem usar um filtro para procurar por essas empresas e as que mais tem ligação com seu setor.
É possível criar estratégias que possibilitem encontrar outras empresas que vendem um produto ou serviço parecido com o seu para realizar parcerias, porém as empresas não devem ter concorrências entre si.
Com esse tipo de lista é possível fazer negócios com empresas de qualquer Estado e até mesmo de países diferentes, mesmo que seja somente uma lista de empresas do Brasil. Dessa forma, manter uma lista sempre atualizada, permite que tome decisões mais certeiras e tenha mais oportunidades de negócios.
Ela também garante que você tenha uma boa análise sobre o mercado e observe se a sua estratégia está saindo como esperado, em relação às outras empresas, ou seja, seus concorrentes.
O que é a prospecção de clientes?
Agora que você já sabe que pode prospectar clientes através de uma lista de empresas por cidade, agora vamos explicar de fato o que é uma prospecção de clientes, dessa forma tudo vai ficando mais claro, especialmente para aqueles que estão começando agora neste mundo do marketing, toda explicação é bem-vinda.
Não é nada muito complicado que não dê para entender de primeira, a prospecção de clientes nada mais é que uma técnica na qual inclui a identificação de consumidores ideias para seu negócio e também trabalha na procura de possíveis futuros clientes que tem a ver com esse perfil, para que depois possam entrar em contato, hoje em dia existem muitos meios, como e-mail, telefone, aplicativos de mensagem de texto, mídias sociais, videoconferência ou vistas pessoais.
O propósito é mostrar a empresa, seus produtos e soluções e ainda garantir que a relação com o cliente seja estabelecida depois disso. Além disso, é preciso levar o consumidor pela jornada de compra, até que isso se converta em vendas.
Maneiras de prospectar clientes
Nesta etapa do artigo vamos mostrar a vocês mais algumas maneiras de fazer a prospecção de clientes, além da lista de empresas por cidade. Visto o que a prospecção de clientes vamos ensinar como isso pode ser feito, para entender corretamente, separamos abaixo algumas opções.
Saiba tudo sobre seus serviços e produtos
Claro que você vai dizer que conhece muito bem seu produto, mas muitas vezes isso pode ser o problema, de tanto que o empreendedor busca atrair novos clientes e efetivar os que já existem, acabam falando sempre as mesmas frases feitas ao entrar em contato com o cliente.
Por mais que você seja um vendedor experiente, pode cair na mesmice, é preciso criar emoção na hora da venda, é fundamental que não perca essa ligação com o cliente.
Estudo sobre o mercado.
Uma coisa é certa, não é possível prospectar novos clientes se você não tem a mínima noção de como está o mercado do seu segmento. Por muitas vezes o vendedor fica tão focado em vender, que deixa passar várias oportunidades de negócio, que por vezes seu cliente nem imagina que tem.
Vamos dar um exemplo para entender melhor, vamos supor que você venda sucos para um estabelecimento, como um Spa, você tem a opção light, diet e natural, por muitos anos a suas vendas com o diet foi muito bom e sempre teve bons resultados, depois de um tempo as vendas começaram a cair e você deduz que seja por conta da crise.
Porém, você decide procurar e descobre que os ingredientes para fazer esse tipo de produto podem fazer mal ao organismo e que agora os centros de Spa estão preferindo produtos totalmente naturais.
Por isso é tão importante estar atento ao seu mercado e fazer pesquisas diariamente, pois assim evita perder novas oportunidades de negócios.
Escolha o perfil ideal do seu clientes
Quando dizemos que você deve procurar o cliente, não estamos dizendo que precisa ser um cliente perfeito, seja ele pessoa jurídica ou física. Em outras palavras, estamos dizendo que você precisa escolher o perfil de cliente ideal para os seus produtos e que tem aspectos parecidos com seus atuais clientes, como, por exemplo, idade, região onde mora, porte, faturamento, etc. Dessa forma fica bem mais simples conseguir novos clientes, semelhantes aos que já tem.