Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que é um empreendedor serial?

empreendedor serial

No mundo do empreendedorismo existem muitas formas de exercer a função, dentre as mais conhecidas está o chamado empreendedor serial, um perfil em que você pode se encaixar mesmo sem saber direito o que significa. 

 

Em geral, um empreendedor busca pela liberdade financeira que é conquistada através de muito esforço, estudos e suor. A sensação de produzir o próprio dinheiro sem depender de chefes ou horários específicos também é um desejo de quem se arrisca no mercado.

 

A palavra serial em português significa “série” é uma expressão utilizada quando um ato é realizado de forma contínua durante um período . Por isso temos as séries e seriados de televisão, assim como os midiáticos casos dos “serial killers”, mas tenha calma, ninguém aqui cometerá crime algum. 

Entenda o que é um empreendedor serial

Quando falamos de empreendedor serial, estamos tratando de uma pessoa que trabalha criando negócios. Esse indivíduo além de criar a empresa, as desenvolve comprando, por exemplo, sensores de presença preço.

 

Isso ocorre que esse perfil de pessoa não se satisfaz apenas com um tipo de negócio, deste modo, precisa desenvolver diversos ramos, com o objetivo de aumentar ainda mais o seu lucro. 

 

O interessante é que não necessariamente se trata de uma franquia, apesar de que poderia ser, mas é ter um apreço especial por diferentes ramos e outros tipos de negócios. 

 

Imaginemos a situação de uma pessoa que já conseguiu estruturar sua empresa. A atuação desse líder é meramente administrativa. Ele fica apenas com seu oculos de segurança graduado caminhando pelos setores vendo as coisas fluírem.

 

Essa pessoa passa a se sentir incomodada e sente que seu tempo poderia ser investido em outras diversas atividades essenciais, que por si só, poderiam levar novamente aquele êxtase único, o desafio de criar um novo negócio.

 

Se pararmos para pensar, esse tipo de indivíduo sempre existiu no meio corporativo. Antigamente era bem comum que em uma cidade pequena existisse uma pessoa dona de diferentes negócios como uma padaria, farmácia, loja de roupas e outros empreendimentos.

 

Na história colonial do Brasil algumas dessas figuras ficaram extremamente conhecidas por terem influenciado bastante o comércio da época. Quem não se lembra de Evangelista de Sousa, ou melhor, Visconde de Mauá. 

 

Era um banqueiro que ajudou na industrialização do Brasil, mas antes era comerciante e teve diversos negócios até se tornar essa importante figura histórica. Vale destacar que o desejo de empreender vem desde as nossas raízes. 

 

Há também de se destacar a importância da Guerra Fria que culminou nos investimentos necessários para a criação do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Lá diversos produtos passaram a ser desenvolvidos graças ao avanço tecnológico.


A base do bebedouro de pressão inox, por exemplo, surgiu mais ou menos nessa época. Hoje, temos alguns grandes exemplos de empreendedores que atingiram lucros bilionários como Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos. 

 

A ideia base é de que praticamente por meio do esforço e compreendendo as tendências, seja possível alcançar um patamar de sucesso. O dinheiro é, basicamente, um fruto do árduo trabalho e dedicação. 

 

No Brasil, estão crescendo os casos das startups, por exemplo, que estão vendendo seus aplicativos para empresas maiores. Posteriormente, essas mesmas pessoas se reúnem com outras equipes e pensam em outro aplicativo.

Conheça algumas características do profissional

Agora que compreendemos um pouco do histórico desse empreendedor serial, precisamos nos aprofundar nesse perfil. Em uma entrevista de emprego ou entrega de feedbacks para algum colaborador e até sócio, você provavelmente lembrará dessas características.

 

E é claro, para o nosso crescimento pessoal também é necessário saber, afinal não sabemos o dia de amanhã, se, por vezes, a empresa a qual estamos dedicando todo o nosso esforço pode ser vendida. 

 

Ou seja, não dá para ficar lamuriando, saber se conhecer é a chave do futuro. Ademais, é importante estar atento aos seguintes pontos:

 

  • Acompanhamento das novas tecnologias;
  • Habilidade em montar novas equipes;
  • Capacidade de expor os seus pensamentos;
  • Detalhista ao extremo com tudo a sua volta.

 

Esses são apenas quatro das diversas características que um empreendedor serial detém em seu portfólio pessoal. Poderíamos acrescentar também o anseio por bater as próprias metas, nem que seja fazer um simples aluguel de caçamba SP.

 

Existe um caso interessante de um dos maiores empreendedores de todos os tempos, Steve Jobs, que é responsável por praticamente todas essas interfaces computacionais que conhecemos nos dias de hoje.

 

Steve era uma pessoa extremamente retraída em seu mundo, e tinha como êxtase criar algo que jamais havia sido feito antes, mas sabemos que criar algo sem nenhum tipo de precedentes parece uma tarefa impossível. 

 

Desse modo, ele precisava se ater o máximo de tempo possível em estudos dentro de sua empresa, mas estamos falando de uma pessoa de carne e osso. Sendo assim, as necessidades fisiológicas batiam na porta, era preciso comer, beber e se vestir.

 

Steve para economizar tempo, comia sempre a mesma comida e vestia sempre as mesmas roupas, desse modo não precisava perder tempo tendo que escolher ou fazer algo que lhe tirasse do foco principal. 

 

Apesar de ser introspectivo, ele ainda era responsável pela apresentação de todos os seus projetos, de modo que tinha tamanha confiança no que fazia, sendo que, mesmo após a sua morte em 2011, ele ainda é estudado e tido como referência.

 

Esse é um exemplo extremo, mas por meio dele podemos ter uma noção do que é um empreendedor desse tipo. Inclusive, são poucas as pessoas que conseguem ser lembradas como nesses casos, mas o perfil do empreendedor existe em milhares delas.

Entender novas possibilidades de mercado

Conforme já tínhamos dito, o empreendedor serial é apaixonado pela criação e desafios, e não especificamente por um negócio. Por mais que ele mesmo possa ter criado toda aquela estrutura, a confiança de sua capacidade é tamanha que está disposto a largar tudo.

 

Existem diversos casos em que pessoas ficaram bilionárias somente após largar a empresa que haviam fundado e criado outra do zero, por exemplo, focada na produção e venda de piso tátil de concreto ou de qualquer outro item. 

 

Desse modo, entender que existem novas possibilidades é uma característica que mostra como um empreendedor serial costuma ser.

 

Muitas vezes até existe um desejo em começar tudo de novo, pois é como se houvesse nesses desafios um combustível pronto para ser queimado e arrancar novas ideias e negócios jamais vistos antes. 

 

Você pode estar em sua casa e até no local de trabalho lendo esse artigo e pensando nas diversas possibilidades trazidas por essas pessoas que reinventaram a forma de empreender. 

 

O lucro é importante, mas em geral essas pessoas conseguem se desprender um pouco deste âmbito, por exemplo, em uma empresa de aluguel de chiller. De todo o modo, saber projetar o futuro é essencial no meio de uma tomada de decisão que poderá mudar sua vida.

Entenda o que é e como funciona o Poder da Automotivação 

Essa é uma característica que vale a pena estar destacada das demais, afinal na mesma medida em que nos sabotamos, também nos motivamos. 

 

E seja por um ego inflado ou simplesmente pelo conhecimento do que é capaz, isso é algo muito nítido em um empreendedor serial. Estamos falando de pessoas que não precisam morar em uma cobertura de vidro retrátil, mas que se realizam com o pouco. 

 

O objetivo é cumprir suas metas pessoais, bem como de compreender o quão longe é possível e capaz de ir. E o empreendedor seria confundido nesses aspectos com um atleta olímpico. 

 

Ou seja, onde existe todo o desejo de competir e encontrar pessoas que possam ser rivais, mas quando a competição começa são leões famintos brigando pela mesma presa. Encontrar forças onde ninguém mais acha, ao mesmo tempo que sabe até onde deve ir. 

 

Essa talvez seja uma das características mais poderosas dentro de um empreendedor serial, e que é desenvolvida conforme os anos passam e a experiência com diversas situações vêm à tona.  

Considerações finais

Ao longo do artigo vimos diversas características que compõem o perfil de um empreendedor digital. 

 

Você pode ou não fazer parte dele, contudo mais importante que isso é saber ao certo qual a sua função dentro do que deseja como empreendedor nesse mundo. Você precisa ter algo como um guarda corpo de vidro, ou seja, que te dê proteção.

 

O empreendedor serial vive disso e está disposto a sacrificar praticamente tudo em prol do que anseia. É algo extremamente nítido de se ver, e essas pessoas estão em busca daquilo que sempre desejaram. Além de tudo, são extremamente difíceis de se acomodarem.

 

Essas características não tem idade para começarem a surgir, ou seja, amanhã você pode passar por algo e desenvolvê-las, assim como existem crianças que nitidamente serão empreendedores de sucesso. 

 

De todo o modo, esperamos que você tenha gostado desse tipo de conteúdo. Empreender é buscar pelo o novo, seja em uma ou mais empresas. O importante é ter diversos exemplos ao quais possa se inspirar. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.