fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que é extradição, expulsão, deportação e banimento?

Dr Cássio Faeddo

Com a prisão do italiano Cesari Battisti, abre-se estas dúvidas que o Dr Cássio Faeddo, esclarece.

Com a prisão do italiano Cesari Bastisti, que é um caso de conhecimento público, vamos em resumo relatar, quais são as diferentes formas de entrega de uma pessoa a um determinado Estado estrangeiro.

Extradição

Basicamente é um requerimento efetuado por um governo a outro para fins de entrega de uma pessoa (foragido) do país requerente, que se encontra em território do país requerido.

Esse é um dos capítulos da nova lei de imigração de 24 de maio de 2017 Lei de Migração (Lei nº 13.445/2017) que entrou em vigor em 21 de novembro de 2017.

Expulsão

Aplicável ao estrangeiro que de qualquer forma atentar contra a segurança nacional, a ordem política ou social, a tranquilidade ou moralidade pública e a economia popular, ou cujo procedimento o torne nocivo à conveniência e aos interesses nacionais. Também é aplicável ao estrangeiro que utiliza fraude para fins de permanência no país (artigo 65 da lei nº 6.815/80).

Deportação

A deportação é a devolução compulsória, ao Estado de sua nacionalidade ou procedência, de um estrangeiro que entra ou permanece irregularmente no território de outro Estado.

Banimento

É a entrega de um brasileiro para julgamento no exterior. A prática é vedada conforme a Constituição Pátria.

 

Sobre Dr CÁSSIO FAEDDO

Advogado com especialização nas áreas de Direito Empresarial, Direito do Turismo, Negócios Hoteleiros e Responsabilidade Civil Empresarial. Mestre em Direitos Fundamentais. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Professor das disciplinas jurídicas,

Professor universitário desde 1998 tendo lecionado nas Faculdades Hebraico Brasileira Renascença, Anhembi-Morumbi, Unibero, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC e Faculdades Torricelli, nos cursos de Administração, Comércio Exterior, Gestão Hoteleira, Gestão em Negócios Securitários.

www.faeddo.com.br –  contato@faeddo.com.br

Comentários