11 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O que é criptoeconomia?

(crédito: divulgação)

Compartilhe essa notícia!

Veja as vantagens e as peculiaridades desse conceito para o seu negócio

 

A criptoeconomia é um conceito que está proporcionando a criação de uma série de serviços financeiros digitais que estão transformando a forma como lidamos com o dinheiro.

Esse novo modelo de economia nada mais é do que uma nova economia totalmente digital, que estabelece a fusão entre estudos da ciência, da computação e das finanças para criar produtos e serviços financeiros.

 

O exemplo mais próximo dessa realidade é o Bitcoin, que trouxe uma forma mais funcional e acessível para realização de pagamentos além das fronteiras diretamente com outras pessoas.

 

Mas a criptoeconomia se resume ao mercado de moedas digitais? Nada disso! Atualmente, a Blockchain, Metaverso e a NFT’s são exemplos importantes de que a economia digital veio para ficar e está em constante movimento por meio do desenvolvimento de novas aplicações, que estão conquistando públicos estratégicos como empresas e governos.

 

Mas como a criptoeconomia é aplicada no mercado?

 

O desenvolvimento da criptoeconomia é possível quando acontece a união de diferentes recursos tecnológicos como criptografia, protocolos de segurança, aplicativos e moedas digitais.

 

Essa sinergia tecnológica agrega maior eficiência aos serviços financeiros, pois a automatização e digitalização das etapas de processos elimina boa parte das burocracias presentes no mercado tradicional.

 

O resultado desse processo é que os sistemas de pagamentos se tornam mais rápidos, com custo mais acessível e sem qualquer tipo de fronteira.

 

Nesse contexto, é possível, por exemplo, fazer pequenos pagamentos para alguém em outro país a qualquer hora do dia e da semana. Já no sistema tradicional, os limites de horário e altas taxas inviabilizam a operação.

 

Além disso, pelo fato de não haver qualquer tipo de dependência por parte de governos ou bancos, o usuário passa a ter mais autonomia sobre o seu dinheiro e mais controle, no que diz respeito a como os seus dados são passados.

 

Como funciona a criptoeconomia?

 

Confira as principais tecnologias que servem de base para o desenvolvimento de uma criptoeconomia:

 

  • Blockchain: mecanismos que funcionam como uma infraestrutura que registra e valida todas as transações financeiras do mercado de moedas digitais;
  • Criptomoedas: estamos falando de moedas digitais que têm o objetivo de funcionar como reserva de valor e meio de pagamento;
  • Tokens: estamos falando da representação digital de algum bem ou direito que possua valor de mercado;
  • NFT’s: consistem em criptoativos que representam e registram a posse de um item único e insubstituível.

 

Qual a importância da criptoeconomia?

 

Desde quando a internet surgiu, os especialistas em computação já se preocupavam com o uso de nossos dados por parte do governo. A crise financeira de 2008 só acentuou ainda mais essa preocupação com o sistema tradicional, que teve a sua reputação ainda mais enfraquecida.

 

Em meio a esse cenário é que o Bitcoin ganhou força e se consolidou no mercado, sendo a primeira criptomoeda a ganhar visibilidade no mundo.

 

O objetivo do Bitcoin, que é operado no mercado por meio também da atuação das corretoras de criptomoedas, é funcionar de uma forma alternativa às moedas tradicionais como o Real e o Dólar.

 

Essa cripto não possui um banco central e não é administrada por ninguém, fato que potencializa ainda mais a sua capacidade de autonomia no mercado.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!