19 de abril de 2024

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O que é comércio unificado e como ele funciona?

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A tecnológica alternativa é uma estratégia excelente para empresas que necessitam facilitar processos e aumentar vendas

São evidentes as transformações causadas pelo constante progresso técnico-científico nos âmbitos sociais e estruturais. As tecnologias, renovadas a cada dia, alteraram nossas concepções acerca do mundo e suas relações.

O consumo, maquinado por razões comerciais e psicológicas, é uma das categorias que mais sentiu o impacto tecnológico. Ferramentas e procedimentos se adequaram às novas demandas e exigências do consumidor 4.0, sendo necessário, para isso, repensar toda a organização e arranjos de relacionamento.

Hoje, as abordagens de transação, propaganda e marketing são extremamente diferentes das realizadas no começo dos anos 2000, por exemplo. A conexão entre atendimento e consumo, bem como o alinhamento de posições entre marcas e clientes, reformulou as configurações de mercado.

Novas estratégias, técnicas e processos impulsionaram as atividades comerciais para um moderno conceito: o comércio unificado.

Novos horizontes, novas expectativas

Assim como em qualquer outro setor, o varejo precisou se adaptar às tendências tecnológicas — como o acesso amplo e constante à internet — e às consequentes mudanças comportamentais dos consumidores.

Primeiramente, o e-commerce foi responsável direto pela concepção do multichannel, canais múltiplos de venda e atendimento. A presença online, extensão do estabelecimento físico, a princípio, matinha um sistema em rede desvinculado do sistema offline principal.

O simples fato de colocar o empreendimento no universo digital, marcando o novo território, já era suficiente para o momento.

Porém, informações e dados catalogados pelos dois sistemas não mantinham uma comunicação entre si, desencontrando as visões gerais e desfavorecendo o planejamento organizacional completo sobre o negócio.

Omnichannel

Buscando solucionar os entraves da primeira etapa e ainda avançar no crescente universo digital — sem transformar as diferentes plataformas de uma mesma marca em potenciais concorrentes —, foi desenvolvido o omnichannel.

Essa nova estratégia tem como essência a integração. Inteiramente centrada na experiência do consumidor dentro dos canais existentes, a interação ocorre de maneira fluida entre os diversos meios, como loja física, redes sociais, e-commerce e serviços de atendimento.

Pensado para seguir os marcados padrões de agilidade e comodidade dos apps e da internet, o omni apresenta-se em todas as etapas do processo comercial, desde a exibição direta dos produtos até a pós-compra.

A principal funcionalidade logística se encerra no cruzamento de informações: todas as plataformas, físicas e digitais, mantém comunicação constante e automatizada, na qual as informações coletadas se complementam e formam um único banco de dados.

Seja mobile, computador ou aplicativo, a conveniência, liberdade de escolha e ampla variedade são aspectos categóricos do consumidor 4.0. Assim, a demanda do cliente é vista como questão principal para o aperfeiçoamento do comércio.

Comércio Unificado

A adaptação do mercado às novas tecnologias não é uma tarefa simples. Além dos softwares adequados e treinamento especializado para as equipes, também é necessário alterar estabelecidas noções para colocar a experiência do cliente como matéria orientadora do negócio.

Para simplificar ainda mais os procedimentos comerciais e estruturais, uma nova alternativa é oferecida ao mercado: o Unified Commerce.

No comércio unificado (tradução livre) uma única plataforma é integralmente responsável por integrar todos os canais e informações administrativas. As equipes conseguem auxiliar e monitorar o desempenho uma das outras, além de acompanhar o fluxo de caixa e estoques, por exemplo.

Dessa maneira, grupos específicos conseguem cooperar nos mais diversos pontos de interação com o cliente. Experiências personalizadas são encaradas como o grande fator diferencial, uma vez que preços e produtos variados são facilmente encontrados, em poucos segundos, em diferentes sites.

Fazer compras atualmente deve ser sinônimo de praticidade. Qualquer adversidade encontrada pelo cliente já é passível de abandono, pois a facilidade de encontrar novamente o produto ou serviço é extremamente grande.

Planejamento comercial adequado

A construção de um comércio unificado ideal é edificada sob três pilares:

  • A experiência individual é o ponto inicial. Para estabelecer e melhorar esse planejamento é essencial colocar o consumidor na posição central do negócio e elaborar um ciclo comercial por meio das perspectivas e necessidades dele;
  • Tecnologia adequada é outra questão fundamental. Como apontado, optar por um sistema unificado, capaz de atender as demandas dos diversos perfis de consumidor é inevitável para gerar maiores fluxos de vendas,
  • Sintonia entre as partes e equipes pertencentes ao processo. Marketing e propaganda, gestão de pessoas, relacionamento com o cliente, RH, TI, logística e estoque são exemplos funcionais de setores que necessitam trabalhar em conjunto. A qualidade do serviço é reflexo direto da harmonia entres as parcelas e o todo.

Vantagens para empresas e consumidores

O comércio unificado apresenta vantagens para os dois lados do processo: há benefícios para as companhias que implementam a alternativa e para os consumidores que optam por esses estabelecimentos.

Para quem vende: possibilidade de vitrines infinitas, vendas e produtos personalizados, redução de custos — o sistema auxilia na logística, apontando falhas nos processos —, funcionalidade e incentivo à fidelização do cliente.

Para quem compra: praticidade, customização de serviços e produtos, comodidade, liberdade de escolha, maiores alternativas na forma de pagamento e atendimento personalizado.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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