6 de maio de 2024

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O que é clima organizacional de empresas?

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O clima organizacional busca compreender as necessidades, as percepções e as preocupações dos colaboradores de uma empresa

 

Já passou o tempo em que o principal objetivo dos profissionais era receber um salário alto. Atualmente, os colaboradores prezam muito por um bom ambiente de trabalho.

 

Com isso, oferecer um espaço com um bom clima organizacional se tornou fundamental para o desenvolvimento profissional dos funcionários, além de atrair e reter talentos.

 

Neste artigo, você vai compreender esse conceito e a importância de aplicá-lo em sua empresa. Acompanhe a leitura!

Definição de clima organizacional

O clima organizacional de empresas pode ser definido como as opiniões e os sentimentos dos profissionais sobre o local de trabalho. Embora não seja algo palpável, ele pode ser percebido e sentido, psicologicamente falando.

 

A partir do clima organizacional, as pessoas presentes no ambiente reagem de determinadas formas às ações e demandas do dia a dia — o que pode motivá-las a aumentar o desempenho e, consequentemente, impactar diretamente na produtividade da empresa.

 

Se o clima organizacional for bom, esse impacto será positivo, mas, caso contrário, pode prejudicar bastante o rendimento da companhia.

 

Por esse motivo, o setor de Recursos Humanos (RH) e a liderança de cada área da empresa devem estar sempre atentos a quaisquer desvios negativos que possam afetar o ambiente de trabalho.

 

Apesar de ser muito difícil agradar a todos, fazer com que os profissionais abracem a conduta organizacional da empresa fará com que eles cresçam junto com a companhia.

 

E, para melhorar constantemente o clima no ambiente de trabalho, é preciso estabelecer um cronograma de medição, que envolve alguns fatores.

Fatores que medem o clima organizacional da empresa

Como já mencionado, o clima organizacional não é um aspecto físico, mas é possível medi-lo por meio das condutas dos colaboradores ao longo do tempo. São elas:

 

  • índice de absenteísmo (faltas, ausência por licença);
  • tempo de permanência dos funcionários dentro da empresa;
  • produtividade das equipes de cada setor;
  • qualidade das atividades das equipes;
  • índice de participação em eventos promovidos pela empresa;
  • cooperação dos funcionários;
  • índice de divergências entre os colaboradores;
  • integração.

 

Como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

Confira abaixo algumas atitudes que podem melhorar o clima organizacional da sua empresa.

 

  • oferecer oportunidade de crescimento aos seus colaboradores, como cursos de capacitação e outras formas de desenvolvimento;
  • dar liberdade para que os funcionários sintam-se confortáveis em colocar em prática suas ideias e sugestões;
  • beneficiar e recompensar de alguma forma os profissionais que atingirem suas metas e objetivos, uma vez que isso traz motivação;
  • ser um líder sempre aberto para troca de ideias, possibilitando que seus colaboradores participem de decisões importantes;
  • manter as equipes unidas por meio de encontros, eventos e outras ações que promovam a interação entre elas;
  • sempre passar feedback para os funcionários e, se necessário, fazer críticas construtivas, a fim de que saibam em que estão acertando e como podem melhorar;
  • fazer avaliações regulares sobre a empresa para saber como anda o clima organizacional.

 

Desenvolver constantemente um bom clima organizacional, certamente é uma das chaves para o sucesso de uma empresa, uma vez que isso contribui para a produtividade coletiva e individual, o que afeta diretamente a fidelização e satisfação de mais clientes.

Importância de um bom clima organizacional

Por fim, vale ressaltar que um bom clima organizacional é primordial para a vitalidade de toda e qualquer empresa.

 

Isso porque, como já mencionado, um bom ambiente pode encorajar os colaboradores a darem o seu melhor, executando as tarefas com mais agilidade e dedicação.

 

Pessoas que trabalham com satisfação tendem a se comunicar melhor, e uma boa comunicação interna é fundamental para manter e melhorar o clima organizacional.

 

Portanto, atente-se a essas questões em sua empresa e coloque em prática as medidas sugeridas ao longo deste artigo.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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