Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que é a internet 5G? Saiba mais

Uma das tecnologias que estão crescendo e dominando o mundo, sendo uma das maiores tendências para os próximos anos é o 5G, entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem sobre a tecnologia e suas vantagens, e pensando nisso, decidimos vir falar sobre o que é a internet 5G.

Mais abaixo você conseguirá observar diversos pontos importantes sobre a internet 5G, para assim, ficar por dentro de todas as suas características, vantagens, funcionamento, importância e até mesmo disponibilidade.

Com isso, as informações que serão citadas a seguir acabam se tornando totalmente essenciais, sendo assim, é fundamental que você preste muita atenção, para que então, você saiba exatamente o que é a internet 5G, tecnologia na qual passará por grande crescimento nos próximos anos.

Entenda o que é a internet 5G

Como o próprio nome acaba entregando, a internet 5G acaba sendo a 5° geração da tecnologia que diz respeito à rede telefônica móvel, sendo a sucessora da tão conhecida rede 4G.

Como a internet e a tecnologia sempre buscam evolução, para assim, entregar uma maior eficiência, agilidade e praticidade, o 5G era somente uma questão de tempo até ser lançada, tendo em vista que a rede 4G já estava ficando completamente sobrecarregada e perdendo a sua eficiência e agilidade.

Sendo assim, pode-se dizer que a rede 5G terá como principais características e diferenças de sua antecessora a sua flexibilidade aumentada, juntamente com uma capacidade mais eficiente de interagir com programas e dispositivos de realidade virtual, aumentada e até mesmo com o piloto automático dos carros.

Com isso, podemos perceber que o 5G não vem somente para atualizar os recursos já existentes na rede 4G, mas também para aprimorar e disponibilizar o uso e integração com diversas outras tecnologias que pretendem ser grandes tendências para o futuro.

Além disso, o 5G chega para resolver diversos problemas que podemos encontrar na rede 4G, como altas taxas de latência, problemas com a conectividade, áreas que não possuem cobertura e até mesmo baixas velocidades.

Como funciona a rede 5G?

Após as informações acima, é possível afirmar que você já sabe bem o que é a internet 5G, entretanto, ainda é necessário se aprofundar um pouco mais na tecnologia, para assim, ficar por dentro de todos os seus detalhes. Portanto, agora você conseguirá aprender como funciona esta tecnologia.

Pode-se dizer que existem 3 novas tecnologias que são extremamente mais complexas do que as utilizadas na rede 4G, para assim, contornar todos os problemas que a rede antecessora possui.

Por exemplo, a grande latência, baixas velocidades, problemas com a conexão e até mesmo áreas não cobertas pelo sinal acabam sendo um problema causado pela grande demanda de dispositivos conectados juntamente com a baixa frequência que as torres de celular conseguem transmitir.

Portanto, o 5G busca utilizar de tecnologias como as ondas milimétricas, também conhecidas como MMWAVE, o beamforming e até mesmo o fatiamento de rede, nas quais acabam sendo extremamente mais complexas, entretanto, que entregam a possibilidade de resolver todos os problemas presentes no 4G.

Infelizmente, por ser tecnologias mais avançadas e complexas, é esperado que o 5G demore um pouco para ser entregue a todo mundo, como por exemplo no Brasil, que já faz vendas de celulares que suportam o 5G, entretanto, tal tecnologia ainda está sendo explorada e começando a ser aplicada pelas operadoras dentro do país.

Principais vantagens que o 5G entrega

Podendo ser citado como uma das principais vantagens que o 5G entrega, na qual já era esperada, é em relação a sua velocidade, podendo ser comparada até mesmo por uma internet banda larga, que possui tecnologias extremamente complexas e caras, além de serem normalmente utilizadas através da fibra ótica, uma tecnologia que permite atingir velocidades absurdas.

Porém, ao sairmos do básico que já era esperado, também podemos observar que o 5G oferece uma melhor latência, sendo uma escolha bem vantajosa para quem costuma jogar no celular, além de possibilitar a integração com diversas tecnologias que estão crescendo no mercado, como a de realidade aumentada ou virtual.

Para finalizar, também devemos citar que o 5G acabará com os terríveis problemas de conexão que milhares de pessoas acabam sofrendo todos os dias, dificultando o seu acesso a internet, sendo assim, uma grande vantagem e um ponto positivo para a nova rede.

O 5G já está disponível no Brasil? E no resto do mundo?

Infelizmente, como foi citado anteriormente, por conta da rede 5G exigir tecnologias mais avançadas e complexas, é esperado que a sua expansão por todo o mundo demore um pouco para acontecer.

Entretanto, já podemos perceber um grande aumento de suas aplicações em diversos países, já estando disponível na China, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e muitos outros.

É esperado que em alguns anos, todo o mundo esteja devidamente conectado e utilizando o 5G normalmente, aproveitando assim, de todos os seus recursos e vantagens. Com isso, podemos afirmar que você já sabe exatamente o que é a internet 5G, além de suas características.