Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O que analisar na hora de adquirir um cartão de crédito?

cartão de crédito

A modalidade de crédito é uma ferramenta importante no planejamento financeiro de muitas pessoas e, com tantas ofertas e opções disponíveis no mercado fica até difícil saber como escolher o cartão de crédito ideal para as necessidades.

Alguns fatores são importantes e devem ser considerados antes de você pedir o seu, por isso listamos alguns pontos fundamentais para você analisar antes de adquirir o cartão. Confira!

Instituição financeira

Se você possui conta corrente em algum banco, vale a pena conferir como funciona seu cartão de crédito, afinal, clientes antigos e com boa reputação nas instituições podem obter vantagens ao pedir a modalidade de crédito.

É importante também conferir a reputação e atendimento do seu banco quanto ao crédito, isso pode prevenir problemas no futuro.

Porém, não é preciso ficar preso ao seu banco para adquirir um cartão de crédito. Se sua instituição não te agrada nessa modalidade, vale a pena conferir as opções de fintechs disponíveis, por exemplo.

Tipo e bandeira do cartão

Existem diferentes tipos de cartão de crédito e é preciso verificar se eles são nacionais e internacionais. Caso sua renda seja alta e seu gasto com cartão seja elevado, vale pensar em cartões como Gold, Platinum ou Black.

Além disso, também é preciso pensar na bandeira do cartão antes de fazer a aquisição. Confira se a bandeira é amplamente aceita nos estabelecimentos e se ela possui alguma vantagem, como programa de pontos.

Anuidade

A anuidade do cartão de crédito é um ponto fundamental em sua escolha, afinal, isso pode representar um alto gasto anual para o cliente. Atualmente, existem diversos cartões que não cobram essa taxa.

É preciso pensar no custo-benefício do cartão para o cliente e se a cobrança de taxa é justificada por vantagens ao consumidor.

Limite disponível

Outro ponto relevante para analisar antes de solicitar um cartão é o limite que ele oferece por mês. Esse limite pode ser definido através de análise da renda mensal do cliente, dados históricos, score de crédito ou comprometimento da renda pessoal.

Os limites podem ser reajustados ao longo do uso do cartão e é preciso comparar a disponibilidade de cada operadora quanto à esse item.

Taxa de juros

Os cartões de crédito são considerados vilões por vários consumidores e isso acontece por suas altas taxas de juros – que, por vezes, são ignoradas pelos clientes antes de adquirir seu cartão.

É claro que o ideal é pagar a fatura integral do cartão na data correta, porém, se isso não acontecer em algum momento é preciso entender quais juros devem ser pagos.

Quanto maior a taxa de juros cobrada, maior a tendência do aumento das dívidas e assim, o cartão pode virar um pesadelo. Por isso, antes da contratação, observe o Custo Efetivo Total (CET) do cartão, quanto menor essa taxa, menor os custos de juros em caso de atraso.

Essa é uma informação muito relevante, afinal, os cartões de créditos variam muito na sua taxa e podem ser até 10 vezes mais caros uns dos outros.

Benefícios

Clube de vantagens, pontos para troca de serviços, descontos, milhas para passagens aéreas, sorteios e muitos outros são benefícios oferecidos pelas operadoras de cartão de crédito para atrair o consumidor.

As vantagens oferecidas pelos cartões devem ser avaliadas e comparadas antes de sua escolha, afinal, mais do que gastar com o cartão é importante também ganhar com o seu uso.

Compare quais benefícios fazem mais sentido e estão alinhados aos seus interesses e necessidades e coloque esse fator também como importante na escolha do cartão.

Atendimento

Muitos cartões já contam com todo procedimento e atendimento virtual, facilitando a vida do cliente. Porém, é preciso ter atenção no atendimento de cada instituição, afinal, nunca se sabe quando pode se precisar de auxílio.

O cartão de crédito, quando bem utilizado, é uma ótima ferramenta para a gestão financeira de um cliente. Por isso, tire todas as suas dúvidas e preze pelo bom atendimento durante todos os momentos de sua escolha.

Com tantas opções disponíveis, é preciso ter atenção para escolher o cartão que mais se encaixe com sua necessidade e te traga vantagens durante o uso, não é mesmo?

Agora que você sabe alguns pontos importantes para essa escolha, avalie todos eles e busque o cartão que seja ideal para sua rotina financeira!

 

Comentários