27 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O que a Anitta pode te ensinar sobre o aprendizado de outros idiomas

Compartilhe essa notícia!

Conheça algumas das experiências da cantora e o que pode te ajudar em sua jornada de aprendizado de uma nova língua

 

Com milhões de fãs e seguidores no Brasil e uma carreira internacional em ascensão, ela atualmente é fluente em inglês e espanhol e não deixa de se dedicar no aprendizado de outros idiomas. Falamos de uma mulher empresária empoderada que se tornou um caso de exceção no contexto sociocultural brasileiro devido aos frutos de seu sucesso e soube bem aproveitar as oportunidades que encontrou pelo caminho.

 

— “Me formei em inglês e sempre achei que sabia falar até ter que dar entrevistas. Agora, faço aulas para ter vocabulário e conseguir me expressar como me expresso em português” – conta Anitta em entrevista ao humorista e apresentador Fábio Porchat.

 

De acordo com análise do professor de idiomas, Marcelo Augusto Pires: “O que vemos no caso de Anitta é que ela é ‘cara de pau’ no melhor sentido possível”. Isso porque a cantora não peca em se arriscar e, notando algum erro, logo se presta a corrigi-lo. Estas, segundo ele, são características primordiais que uma mente curiosa precisar ter, tratando-se, por exemplo, de um curso de inglês ou qualquer outro idioma.

 

Entenda algumas ações tomadas pela cantora que podem ajudá-lo(a) a otimizar o seu processo de aprendizado em diferentes idiomas. Ótima leitura!

Como escolher o idioma que deseja aprender?

Segundo matéria do Hypeness, portal de mídia e notícias: “Existem, pelo menos, 7.102 línguas vivas no mundo hoje. Vinte e três dessas línguas são línguas maternas de mais de 50 milhões de pessoas.”

 

É de suma importância a dedicação de tempo e recursos financeiros no aprendizado de um novo idioma. Além disso, conhecer bem os porquês da escolha de determinada língua pode te ajudar a não desperdiçar seus tão valiosos recursos.

 

Confira a nossa lista de bons motivos para basear sua escolha:

 

  • Aprenda um idioma que te interesse e que funcione para você;
  • Aprenda idiomas que alavanquem a sua carreira;
  • Aprender um idioma no qual você tenha as ferramentas disponíveis;
  • Aprender um idioma que você pode usar com frequência e nas ruas.

Escolhido o idioma, atente-se a essas dicas quando for estudar:

  • Tenha contato com a nova língua.

A própria Anitta menciona ter consumido vários conteúdos em formato de filmes e séries em outros idiomas e que isso a ajudou em seu aprendizado durante os cursos de inglês e espanhol que frequentou quando mais jovem. “Eu aprendi muita coisa com filme, com série, com música”.

 

  • Não se acomode; pratique.

Exercitar a audição do novo idioma, além da prática da fala, é importante no aprendizado de uma nova língua. Estabeleça metas e, se puder, faça aulas diárias.

 

  • Se possível, viaje para lugares com o idioma desejado nativo.

Ainda segundo o professor Marcelo Augusto, a necessidade de se comunicar com falantes nativos do idioma afia e desafia o domínio da nova língua.

Escuta a Anitta!

— “Hoje, também tento encaixar aulas na minha rotina, mas é na conversação e no contato com estrangeiros que eu coloco tudo que aprendo na prática e aprendo mais.” – escreve a artista em post no seu perfil no LinkedIn.

 

Esbanjando autoconfiança e inteligência, ela não tem medo de se expor a diferentes idiomas, eventualmente cometendo gafes que em alguns casos conduziram plateias a descontraídas gargalhadas. Errar é humano, sim, e feliz é quem compreende que não precisa ter pressa no caminho do aprendizado de um novo idioma.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!