Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

O mundo pede disciplina e interiorização

Redação 4 de abril de 2018 3 minutes read

Por Alessandra Cerri        

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Estamos vivendo num mundo onde as informações estão cada vez mais rápidas e instantâneas. Com isso, a exposição das pessoas também cresce de maneira assustadora, muitas vezes associando o consumismo com a felicidade e a busca pelo ter (poder, sucesso, corpo perfeito, notoriedade…). Esta procura sem fim esmaga a importância do ser.

Esse cenário está gerando o que alguns autores, entre eles Cury, classificam de Síndrome da Exteriorização e a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Essas doenças estão diretamente associadas ao alarmante número de pessoas vitimadas pela ansiedade e depressão.

Essas síndromes estão crescendo num ritmo tão amedrontador que, de acordo com alguns pesquisadores, entre eles Boettcher, Kessler e Leahy, 20% dos moradores das grandes cidades sofrerão alguma variação dessas doenças. Vale lembrar que o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a Síndrome do Pânico são derivados da ansiedade.

No caso da depressão, a situação também é preocupante a ponto de a Organização Mundial da Saúde alertar para o fato de que nas próximas décadas ela será a maior causa de afastamento do trabalho.

Dentro desse contexto social, a disciplina e a interiorização são extremamente importantes e determinantes na preservação da saúde mental. A disciplina envolve ação no sentido de adotar hábitos que favoreçam a saúde mental, como a prática regular de atividade física, a leitura prazerosa, participação em atividades sociais e estimulantes da cognição, envolvimento com as várias formas de artes (música, dança, pintura, artesanato entre outras).

Já a interiorização, tão difícil dentro desse mundo acelerado e estressante, inlcui o voltar-se para dentro, buscar alimentos para a alma por meio do exercício da espiritualidade, o que envolve as várias formas de meditação, oração, doar-se ao próximo etc.

Precisamos encontrar o nosso eu, nos conectar com o sagrado que habita em nós, valorizarmos e sermos gratos pelas coisas simples e fundamentais da vida.

Finalizo com uma frase de Carl Jung tão atual nos dias de hoje: “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”. Que despertemos para a necessidade de sermos mais humano!

Namastê e até a próxima!

Alessandra Cerri é sócia-diretora do Centro de Longevidade e Atualização de Piracicaba (Clap) 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Nos falta responsabilidade política
Next: ECPA terá arrancada e Drift neste sábado
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente