Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

O melhor da Gastronomia em Trancoso para desfrutar do Feriado de Corpus Christi

Getty Images

Um grande gramado emoldurado por duas fileiras de casinhas coloridas, tendo ao fundo uma igrejinha branca, de costas para o mar. Esse é o Quadrado, o coração pulsante de Trancoso. Um lugar mágico na sua simplicidade, que resiste ao tempo porque permaneceu isolado por séculos.

Trancoso, distrito de Porto Seguro, guarda a certidão de nascimento do Brasil. Conta-se que foi ali, no rio dos Frades, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou em 1500. Tempos depois, os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, que se tornou cartão-postal do vilarejo e capela cobiçada para casamentos intimistas, sempre no topo do “wedding destinations”.

Pedaço de paraíso redescoberto pelos hippies, na década de 70, Trancoso entrou para o mapa dos destinos mais desejados do Sul da Bahia. As casinhas originais dos caiçaras, ainda bem, foram preservadas na sua arquitetura original, mesmo abrigando bares, restaurantes, galerias e lojas descoladas.

Com dias ensolarados e noites estreladas em boa parte do ano, o vilarejo concentra praias deliciosas, com mar calmo e coqueiros a perder de vista. Os hotéis e serviços cinco estrelas não afetaram sua atmosfera rústico-chic, que mantém o charme e o autêntico astral baiano de quando foi redescoberta.

Por essas e tantas outras razões, Trancoso é tudo. Tudo de bom. Tudo de mais. Tudo o que há de melhor. E não se cansa de novidades. Confira, neste guia, os clássicos e os highlights para o feriado de Corpus Christi, que neste ano acontece em 3 de junho.

 

Restaurantes, bares e cafés

O Cacau

Baiana de Salvador, Dora Miranda criou, no final dos anos 1990, um dos restaurantes mais tradicionais de Trancoso. Com uma varanda verdejante, ao lado da igrejinha branca do Quadrado, é o endereço perfeito para provar comidinhas de sotaque baiano: moqueca, bobó de camarão, mini-acarajé, bolinho de carne seca, peixe na folha de bananeira etc e tal. Mas o cardápio é variado e contempla todos os gostos. O Cacau também é o queridinho dos eventos e festas de casamento que acontecem na igrejinha de São João Batista, com mesas generosas e o astral maravilhoso da baiana Dora.

 

Jacaré do Brasil

Um hotspot de Trancoso, em todas as temporadas, o Jacaré do Brasil é mega charmoso e tem mesas disputadas, seja no lounge bar ou no salão do restaurante. Para não ficar sem lugar, reserve o seu. Os drinks são deliciosos e o cardápio foge à regra baiana, com uma proposta contemporânea, do happy hour ao jantar. Tem boas carnes, incluindo cortes argentinos, peixes da região, massas elaboradas, um festejado hambúrguer de costela e algumas opções vegetarianas, como beterraba assada com rúcula e coalhada e canoas de grana padano na entrada. Delícia total.

 

Floresta

Mais do que um restaurante, o Floresta é uma experiência. Fica literalmente em uma floresta, a vinte minutos de carro do vilarejo, por uma estrada de terra. A entrada é pelo Condomínio Terravista, depois de atravessar o “sertão” do Rio da Barra. Do mesmo proprietário do Jacaré do Brasil, o lugar acerta em cheio na decoração roots-cool, com tendas e mesas ao ar livre, toalhas de tecido e louça linda. O cardápio é sob reserva. A comida é caseira, preparada no fogão a lenha, com um prato do dia (que você fica sabendo no momento da reserva) e um mini buffet de acompanhamentos divinos. Cada um se serve na cozinha aberta, por um valor fechado, que inclui as bebidas. A ideia é tirar uma tarde inteira para almoçar sem pressa de ser feliz.

 

Capim Santo

Criado em meados dos anos 1980 pelos sócios Sandra Marques e Nando Leite, o Capim Santo é um dos precursores da alta gastronomia em Trancoso. Se a coisa mais simples do cardápio, o bolinho de mandioca com camarão, é de comer agradecendo, imagine o resto. A lagosta no abacaxi do menu deles é a mais famosa do Quadrado, há anos.  O salão do restaurante é um charme, com mesas brancas, iluminação âmbar e luz de velas, cercado por um jardim tropical, fica ainda mais bonito à noite. Na sobremesa, o brigadeiro de capim santo é um clássico que vale a visita.

 

Maritaca Pizzaria

Localizado em uma esquina, na boca do Quadrado, o Maritaca é uma das pizzarias mais badaladas de Trancoso, um lugar para ver e ser visto. O restaurante comandado por Márcia Taliberti, com amplas janelas, vive lotado e com aquele burburinho que justifica seu nome. As grandes mesas de madeira rodeadas de sofás e almofadas macias, acomodam famílias e grupos. O cardápio tem diversas opções de grelhados e frutos do mar, mas o forte são as pizzas no forno a lenha. As crostatas também são incríveis!

 

Vilas do Altos de Trancoso

Um pé na areia, outro no Quadrado. A localização é um dos grandes diferenciais do Vilas do Altos de Trancoso, a 200 metros da praia e a poucos passos do epicentro do vilarejo.

Ao lado da ladeira que dá acesso ao Quadrado, em uma área de aproximadamente 64 mil m², serão construídas apenas 19 casas, com plantas de 172, 233 e 262 m², ambas com dois pavimentos de duas e três suítes.

O resto é mar. Natureza abundante. E o burburinho bem-vindo do Quadrado, com seus bares, restaurantes, lojas e ateliês. Lembrando que, entre os atributos de Trancoso, reconhecidos internacionalmente, o vilarejo é apontado como destino por excelência para quem busca tranquilidade à beira mar, em atmosfera rústico-chic.

 

 

Para visualizar o guia completo de Trancoso, acesse: https://drive.google.com/file/d/1aBCl7pek0P1oBitP1LlYtgaMTxxlrUZi/view