- Curriculum Vitae (CV)
- Modelo-de-curriculo
- Curriculum Vitae em inglês.
- Curriculum em PDF.
- Currículo eletrônico.
- Currículo profissional, online ou não, com links aos seus artigos mais recentes e parcialmente publicados.
Seção: Salvar seu currículo em PDF
Quando tiver terminado, clique em Salvar como PDF. Uma janela irá aparecer com uma prévia de seu currículo em formato PDF. Esta é a forma mais comum de visualizar seu currículo – e é muito fácil de fazer!
Se você não tem certeza de como salvar um documento como um arquivo de imagem em seu computador, dê uma olhada em nosso guia aqui: Como posso salvar meu currículo como um arquivo de imagem?
Você também pode compartilhar facilmente este arquivo, compartilhando-o via e-mail ou mídia social (se você tiver uma conta). Se outra pessoa quiser ver o que tem vindo pelo pipeline – especialmente se não tiver acesso – poderá usar um destes métodos em vez de tentar se abrir e ler todos aqueles documentos chatos.
Seção: Escolha um modelo de currículo que funcione para você
Quando se trata de escolher o formato de currículo certo para você, há várias coisas a ter em mente. A primeira é que você quer escolher um formato que funcione bem com seus objetivos e experiência. Por exemplo, se você for para empregos de vendas ou marketing, provavelmente seria melhor não usar um currículo acadêmico, pois eles não tendem a contratar estes cargos. Ao invés disso, tente usar algo como um currículo do tamanho de um cartão de visita tradicional! Outra coisa a considerar é se o empregador vai ou não ler várias páginas de texto em sua tela antes de decidir se quer ou não mais informações sobre o seu. Se isto acontecer com freqüência durante as entrevistas (ou mesmo durante a inscrição on-line), então fique com no máximo uma página por seção – isto economizará tempo mais tarde no caminho quando as pessoas não estiverem tão ocupadas olhando para currículos longos durante todo o dia!
Seção: Dê o nome correto
No que diz respeito ao seu currículo, você deve usar o mesmo nome que em qualquer outro de seus perfis on-line. Se você tem um perfil LinkedIn e uma conta no Facebook, por exemplo, então ambos devem ser nomeados com a mesma ortografia e capitalização também.
Se possível, use sempre o mesmo nome ao criar novas contas ou mudar as contas existentes (como mudar de “John Smith” para “John Smith Jr.”). Você também vai querer ter certeza de que qualquer outra coisa que use este nome seja consistente com o que está em seu currículo – portanto, se houver um formulário de inscrição onde eles solicitem “John Smith”, isso significa que eles também querem alguém que se chame “John Jr.”!
Seção: Faça-o parecer profissional
Seção: Faça-o parecer profissional
Utilizar uma fonte que seja fácil de ler. Quando estamos procurando por um tipo de vaga, não podemos correr o risco de ser desqualificado por uma fonte impossível de ler. Verifique se a sua letra é adequada para o corpo do texto e verifique o aspecto das letras em relação à cor! É importante que você use um estilo simples e clara, sem muitas nuances para evitar assuntos complicados demais para os candidatos leitores (ou seja, não há nenhuma necessidade de usar pontuação).
Usar um tamanho de fonte que seja legível. Na internet, as pessoas gostam em grande parte do tamanho da letra — mas não esqueça que existem outros aspectos importantes sobre formato na hora de escrever um currículo! Por exemplo, comumente é esperado que os cursos acadêmicos tenham formatos quadrados com 12 centímetros por 12 centímetros; assim como pinturas humanas precisam ser feitas com no mínimo 16 cm x 16 cm pelo menos; e aviões aeronaves precisam ter 20% mais largura no edifício do que ele tem altura (20m x 20m). Esses são apenas alguns exemplos dessas regras — mas você vai encontrar outros muitos quando começa a buscar fontes alternat
Seção: Seja consistente com a formatação
- Use uma fonte e um tamanho que sejam consistentes em todo o seu currículo. Isto pode ser um pouco complicado, pois você não quer exagerar e fazer com que pareça muito entediante ou pouco profissional. Mas se você se encontrar usando a mesma fonte (ou uma semelhante) para cada página de seu currículo, talvez você queira considerar a possibilidade de misturar algumas fontes aqui e ali. O mesmo vale para as fontes – talvez você não queira usar Times New Roman o tempo todo! Experimente com estilos diferentes até encontrar algo que funcione melhor para seu estilo e gosto pessoal.
- Mantenha o espaçamento entre linhas consistente em todas as seções de seu documento (e tenha em mente qual tipo de letra/tamanho de fonte funciona melhor). Isto também é importante porque o espaçamento desigual torna difícil para empregadores potenciais ou recrutadores que lêem os currículos rapidamente durante um processo de entrevista; eles podem pensar que isto indica desorganização em nome dos próprios candidatos a emprego em vez de serem apenas datilógrafos descuidados! E finalmente: Também não se esqueça das margens! Elas devem ser sempre fixadas em 1 polegada, a menos que seja especificado de outra forma por alguém envolvido na escrita de tais coisas como gerentes, etc.
Seção: Revise cuidadosamente
Antes de iniciar o processo, é importante confirmar que você tem todas as informações necessárias. Certifique-se de que seu currículo contenha todas as informações a seguir:
- Seu nome e informações de contato (endereço de e-mail)
- O nome e informações de contato de seu empregador ou organização onde você trabalhou por último
- Uma lista de seus antecedentes educacionais e das áreas de habilitação principal/certificados/graus obtidos, incluindo quaisquer prêmios ou honrarias recebidos em cada escola ou instituição freqüentada.
Se houver algum erro por escrito ou gramatical neste documento, certifique-se de corrigi-los antes de submetê-los para revisão por outra pessoa. Isto evitará atrasos desnecessários, assim como ajudará a garantir que sua primeira impressão com empregadores em potencial seja positiva!
Seção: Enfatize suas habilidades e experiências no mercado de trabalho
Seção: Enfatize suas habilidades e experiências no mercado de trabalho
Descreva seus pontos fortes, que poderiam ser úteis para a empresa. Por exemplo, se você é um bom jogador de equipe ou gosta de manter a rotina organizada, isso pode ser um diferencial na hora de liderar os outros funcionários. Se você já trabalhou como coordenadora do time e conseguiu resolver problemas com rapidez e precisão, mostrar isso na sua biografia pode ser uma boa ideia.
Explique como você pode contribuir para uma empresa e mostre qual o papel que deseja desempenhar no futuro. Essa é uma dica importante porque você quer mostrar que está interessado em participar da equipe!
Um currículo bem escrito é um primeiro passo importante para uma busca de emprego bem sucedida.
Um currículo bem escrito é um primeiro passo importante para uma busca de emprego bem sucedida. Essa é uma boa maneira de mostrar que você é perfeitamente qualificado para o trabalho desempenhado e ocupação desempenhada, mas também pode ser a base para um bom relacionamento entre você e seu futuro chefe.
Um dos grandes problemas que os candidatos enfrentam na hora de criar seus próprios curriculums é a falta de tempo. Além disso, alguns profissionais acreditam que eles não têm conhecimentos suficientes sobre o assunto porque são novatos na área ou não precisam aprender muito sobre a área para começar novamente em outro emprego ou até mesmo voltar à carreira anterior como investidor financeiro por exemplo.”


