O Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste realiza sua XXII Semana Cultural Italiana

O Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste realiza sua XXII Semana Cultural Italiana. 

O Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste promoverá, entre os dias 04 e 10 de junho a XXII Semana Cultural Italiana. O tradicional evento comemora a imigração italiana em Santa Bárbara d´Oeste e sua forte presença da cultura local, desde a música, sotaques até a gastronomia.

Parte integrante do calendário oficial do município, a Semana Cultural Italiana celebra o “Dia da Comunidade Italiana em Santa Bárbara d´Oeste”, comemorado em 02 de junho, promulgado em 1998, pelo então prefeito municipal José Adilson Basso.

“O Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste promoverá, durante uma semana, eventos que aproximem a sociedade barbarense da cultura italiana, a qual faz parte do cotidiano de milhares de famílias, quer sejam descendestes ou não, mas que, de alguma forma, foram contagiadas pela gastronomia, pelo gestual, pelas gírias ou crenças – algumas assimilações que sequer sabem que são originalmente italiana”, destaca a Diretora do Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste, Gisele Emine.

Para abrir seu tradicional evento, O Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste convidou, mais uma vez, o coro infanto-juvenil do Núcleo de Educação Integrada. Agrupando mais de 200 vozes, o Coral do NEI é formado pelos alunos da escola de Ensino Fundamental II da Fundação Romi que, sob a orientação do Maestro Paulo César Bellan, professor de música e regente, apresentarão um repertório de canções folclóricas e outros clássicos da cultura italiana.

A abertura solene e o espetáculo do Coral do NEI estão programados para iniciar às 9h30, no dia 04 de junho, no Armazém da Estação Cultural, à Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.

Sobre o Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste

O Circolo Italiano di Santa Bárbara d’Oeste foi fundado com o objetivo de manter viva a história da imigração italiana no Brasil, em especial, no Estado de São Paulo e em Santa Bárbara d’Oeste. Círcolo Italiano está localizado na Rua 13 de Maio, 123, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. Contato pelo circoloitalianosbo@bol.com.br.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários

Notícias relacionadas