10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Núcleo de Educação Integrada de Educação Integrada da Fundação Romi participa do FETESB

Compartilhe essa notícia!

“Caminhos das Águas” será apresentado durante o festival FETESB

Desde o último dia 30 de setembro, o palco do Teatro Municipal Manoel Lyra está recebendo apresentações do Fetesb – Festival de Teatro dos Estudantes Barbarenses. A programação segue até dia 11 de outubro, realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo,  em parceria com a Secretaria de Educação e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana e escolas públicas e particulares do Município. E, claro, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi marcará presença no festival com a peça “Caminho das Águas”, que será exibida na próxima terça-feira, dia 08 de outubro, às 19h30. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingresso uma hora antes do espetáculo.

“Caminho das Águas” narra a história de Canô, a ribeirinha que almeja conhecer o mar, e Chico, o rio São Francisco que nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Ao longo dessa aventura, Canô e Chico percorrerão o caminho das águas, deparar-se-ão com uma série de personagens – índios, fauna, flora, latifundiários e grandes corporações – e vivenciarão as mudanças do meio-ambiente (da mata úmida à seca), os impactos (positivos e negativos) de cada interferência do homem, até concretizarem seus destinos.

Para Denis G Ferreira Espanhol, professor de Expressão Corporal  e Teatro do NEI e autor do texto teatral, participar do FETESB é uma experiência extremamente importante para os alunos que possuem algum interesse na arte teatral. “Se trata de um festival que possibilita às escolas a montagem de uma peça completa. Os alunos participam diretamente no processo de execução e planejamento de uma peça, algo muito trabalhoso e que exige dedicação por parte dos participantes. Essa responsabilidade está em decorar o texto, criar personagens, trabalhar em grupo, tudo para dar vida à história escolhida. Apesar do objetivo ser a apresentação, o processo, tanto educativo como artístico, é precioso”, explica o professor.

A peça vem de uma vontade de dar continuidade ao belo trabalho desenvolvido durante o “Arraiá do NEI” de 2019, em que os alunos optaram por trabalhar um tema atual: a tragédia de Brumadinho. Para falar de uma tragédia, foi construída então, uma história de amor. “ A essência do ‘Caminho das Águas’ é refletir sobre algo atual e vivo. Vemos notícias de Brumadinho, ainda hoje os bombeiros trabalham para encontrar corpos desaparecidos. O público encontrará, através da história de uma canoeira, a possibilidade para a reflexão sobre as tragédias de Mariana e Brumadinho. É importante destacar que a escolha do tema ter partido dos alunos. E assim como eles, acredito que a arte sirva para refletir os tempos”, finaliza o autor.

Com Direção Geral de Marcia Cristina Reis de Araujo, Professora de Expressão Corporal do Núcleo de Educação Integrada, o espetáculo será encenado na categoria juvenil, voltada para estudantes que cursam do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. “A peça é fruto das inquietações trazidas pelas próprias crianças, adolescentes e jovens durante os desafios trabalhados no primeiro semestre, cuja agenda 2030 tem sido o tema gerador. A música ‘Sobradinho’ de Sá e Guarabyra, a mostra do artista plástico mineiro, Leo Santana, o livro ‘Um Dia, Um Rio’, de Leo Cunha, acontecimentos como Brumadinho e Mariana, clássicos da literatura como ‘Morte e Vida Severina’ e ‘Vidas Secas, são alguns dos ‘lampejos criativos’ que, somados a uma série de outras fontes, formaram o arcabouço dessa peça”, pontua.

Serviço – “Caminho das Águas” será apresentado dia 08 de outubro, terça-feira, às 19h30. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingresso uma hora antes da apresentação. O Teatro Municipal Manoel Lyra está localizado à Rua João XXIII, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. Mais informações sobre o FETESB podem ser obtidas através do telefone 3464-9424.

 

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

 

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver problemas, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!