fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza LIVE tira-dúvidas sobre o ENEM

Após o Ministério da Educação apresentar a reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais, muitas dúvidas surgiram de como ficará este novo formato. Para orientar e tirar dúvidas, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza LIVE “Fique por dentro: Mudanças no ENEM” com a participação dos educadores Alexandre Galetti, Lucas de Oliveira, Mariana Burin e Marili Bassini.   O bate papo será na próxima quinta-feira, dia 05 de novembro, às 18 horas, no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e fanpage do NEI www.facebook.com/fundacaoromi.

A conversa será mediada pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Wallesandra Araújo. “A ideia de realizar a LIVE surgiu com as mudanças do novo ENEM. Alguns dos nossos alunos começaram a nos questionar. Pensamos que além deles, outros estudantes que estão nesta etapa, tenham dúvidas”, explica Walessandra. “Quem tiver dúvidas poderá participar através dos comentários, enviando perguntas. Alunos, e familiares de alunos, que estão no ensino Médio não podem perder. Aguardamos a participação de vocês!”, convida a coordenadora.

O novo ENEM serviu como instrumento de reestruturação dos currículos do novo Ensino Médio. “Nós, do NEI da Fundação Romi, já estamos trabalhando com o novo Ensino Médio que traz a Formação Básica, conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) previstas na etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Itinerários Formativos, conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu centro de interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento. Durante a LIVE falaremos sobre o novo Ensino Médio também”, concluí a coordenadora Wallesandra.

A LIVE “Fique por dentro: Mudanças no ENEM” será na próxima quinta-feira, dia 05 de novembro, às 18 horas, com transmissão simultânea no canal do Youtube www.youtube.com/FundacaoRomi e página do Facebook do NEI (https://www.facebook.com/fundacaoromi). Todos estão convidados e podem participar através de interações, por comentários, durante a exibição. O Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi segue com Matrículas Abertas para o ano de 2021, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Para conhecer mais sobre, acesse educacaoquetransforma.org.br.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, a preservação da história da cidade e região com o processamento técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa.  Tem na educação patrimonial, destinada para alunos da educação básica, a disseminação do conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Na Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jardim Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

Comentários