fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Santa Bárbara d´Oeste

Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi realiza bate-papo online com Luciene Tognetta

A escola, em tempos de Pandemia, se reinventou. Visando a contribuição à comunidade neste momento atípico, o Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi inicia, a partir desta semana, uma série de Lives.  A primeira será quinta-feira, dia 28 de maio, às 19 horas, com a participação de Luciene Tagnetta. A equipe gestora educacional do Nei da Fundação Romi será a responsável pela condução do bate-papo online.

Luciene Regina Paulino Tognetta é doutora pelo Instituto de Psicologia USP e pela Universidade de Genebra, Suíça. Pós-Doutorado pela Universidade do Minho – Portugal. Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral da Unesp/Unicamp. Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma universidade. Autora de livros acadêmicos na área de Psicologia da educação e de Literatura Infantil. Membro brasileiro da FAI – Fundación America por La infancia sediada no Chile. Assessora do Programa de Melhoria da convivência e proteção escolar da rede pública estadual de escolas do Estado de São Paulo.

Com a diversificação dos espaços educacionais, fica a tarefa para a escola ser interativa, além da oportunidade em contribuir com agentes que não estão no contexto escolar. “Com a utilização de novas tecnologias digitais, as escolas podem manter uma relação mais estável e propulsora de projetos, que envolvam a comunidade como um todo, ativando a comunicação e interatividade no contexto escolar e fora dele, ampliando de forma relevante a relação existente atualmente”, afirma a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Ericka Vitta.

A série de Lives será transmitida pelo canal do Youtube oficial da Fundação Romi www.youtube.com.br/FundacaoRomi, e contará com a participação de profissionais renomados. “Esta primeira, que receberemos a Luciene Tognetta, falaremos sobre ‘As relações interpessoais em ambientes virtuais: o papel da família e da escola para o sucesso escolar’. Este assunto vem a contribuir para o momento que estamos vivendo, e será uma oportunidade para que as famílias sem sintam ouvidas e acolhidas perante toda a situação e mudanças. O assunto traz orientações para uma boa convivência e também fortalece a importância do trabalho em equipe entre escola e família”, finaliza a diretora.

O Núcleo de Educação Integrada da Fundação segue em Distanciamento Social. Toda atividade, aula, Reunião de Pais estão acontecendo de forma online. Toda equipe pedagógica, formada por educadores, orientadoras, coordenadoras, diretora e secretaria, segue em serviço home office, conectados pelas mais diversas ferramentas online, e à disposição para orientar os alunos e familiares.

 

Sobre o Núcleo de Educação Integrada

O Núcleo de Educação Integrada é uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio cujo sistema de ensino, por meio de desafios e vivências laboratoriais, faz do aluno agente ativo de sua formação. Baseado na resolução de problemas (PBL – Problem Based Learning), no aprendizado baseado em equipes (TBL – Team Based Learning) e tendo por essência a valorização do lúdico, o desenvolvimento da autonomia e o estímulo às competências socioemocionais, a metodologia ativa do NEI salvaguarda cada idade e fase da aprendizagem. Sua proposta pedagógica atende as exigências curriculares previstas pelo Ministério da Educação e se amplia à medida que as Áreas do Conhecimento se integram e resignificam o saber. Através de uma tecnologia problematizadora, crianças, adolescentes e jovens são instigados a pesquisar e a resolver inquietações, favorecendo o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias aos desafios contemporâneos, à autonomia e às relações interpessoais. O Núcleo de Educação Integrada fica à Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br/nei.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br

Comentários