26 de abril de 2024

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Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi celebra 11 anos de caminhada na Educação Infantil

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Há 11 anos iniciava a caminhada pela Educação Infantil na Fundação Romi, com a implantação do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil – CEDIN. Fruto dos mais de 25 anos de sucesso do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, o CEDIN foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste. Uma escola de ensino infantil, Jardim I e II, voltada para o atendimento de crianças de 4 e 5 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, e cuja metodologia de ensino própria, inspirada em Piaget, Freire e na experiência da cidade italiana Reggio Emilia, fazia a criança protagonista de sua formação através de desafios temáticos, espaços lúdicos e ateliês de conhecimento.

O CEDIN oportunizou a formação educacional de aproximadamente mil crianças em toda sua trajetória. Além disso, foram mais de 80 profissionais de educação que vivenciaram a metodologia desenvolvida e empregada pela instituição, habilitados a multiplicarem seus conhecimentos e propagarem uma moderna e transformadora forma de educar. “O CEDIN foi mais uma experiência de sucesso protagonizada pela Fundação Romi em parceria com atores sociais, neste caso, a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste”, explica o Superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti.

Em 2018, iniciou a reformulação do NEI da Fundação Romi onde foi planejado a implementação de novos e grandes projetos para 2019 e, com isso, houve preparação e reorganização de suas instalações e infraestrutura. Em janeiro de 2019, começou a nova fase do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi que passou a atender alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, com sua metodologia. Divididos em grupos, os alunos são desafiados a buscarem o conhecimento por meio de projetos propostos pelos educadores e por centro de interesse que atuam como estimuladores das atividades pedagógicas e construção do conhecimento.  “Aqui no NEI o aluno, de forma ativa e proativa, busca e consolida seu próprio conhecimento a partir da sua vivência prévia, da pesquisa, da partilha entre pares e com seu professor, descaracterizando desta forma, uma visão conteudista e cumulativa do conhecimento, desde a Educação Infantil”, explica a diretora do NEI da Fundação Romi Ericka Vitta.

Na Educação Infantil a aprendizagem se desenvolve através das relações: consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Por meio do brincar, explorações em meio à natureza e criação de contextos investigativos nos ambientes escolares, as crianças se expressam e se reconhecem nos pequenos e grandes grupos.  “O protagonismo infantil é desenvolvido com o exercício da escuta ativa por parte dos educadores, levando em consideração os interesses e apontamentos das crianças. Essa prática faz com que elas se reconheçam como pertencentes ao grupo, construindo sua identidade pessoal, desenvolvendo habilidades, identificando movimentos, expressando sentimentos e descobrindo o mundo à sua volta”, enaltece a diretora.

Considerando que na Educação Infantil as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando -lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil no NEI da Fundação Romi está estruturada em cinco campos de experiências propostos pela BNCC, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Pensando nesses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organizam são: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas e Escuta, fala, pensamento e imaginação.

O espaço da Educação Infantil no NEI da Fundação Romi foi projetado para favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, socioemocionais e físicas que, integradas, cultivam a formação global das crianças e aguçam a curiosidade. As salas são todas ambientalizadas. Espaços específicos foram projetados para experimentos, artes, expressão corporal e musical, além de vasta área verde acoplada à escola. “Os ambientes aguçam a curiosidade e favorecem a investigação por meio da criação de espaços com materiais diversificados e não estruturados, visando a formação de uma criança criativa. Além da Arte, Música e Expressão Corporal, a introdução de um segundo idioma, o Inglês, com vivências no dia a dia também faz parte do ciclo”, comenta a diretora do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi Ericka Vitta.

O resultado que o NEI da Fundação Romi vem desenvolvendo nos últimos anos na Educação Infantil, com o início no CEDIN em 2010 e sequenciado pelos mais de 25 anos de expertise em educação, fortalece o protagonismo proposto pelas metodologias ativas, permite às crianças pensarem, conjecturarem, errarem, questionarem, buscarem respostas possíveis, prototiparem, criarem e, por fim, aprenderem e apreenderem.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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