Novo sistema de ISSQN e emissão de Nota Fiscal Eletrônica é apresentado

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, participou nesta segunda-feira (13) da apresentação do novo sistema de ISSQN e emissão de Nota Fiscal Eletrônica e escrituração de serviços prestados e tomados no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. O evento contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre contadores e funcionários de escritórios contábeis de Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Piracicaba e Atibaia, além de representantes de empresas e entidades, microempreendedores, profissionais liberais e autônomos.

 

A nova ferramenta vai facilitar a apuração da movimentação do contribuinte aos contadores e prestadores de serviços. “Com esse novo sistema, buscamos facilitar o dia a dia dos empresários e seus funcionários. Ele agilizará os serviços e será mais acessível e fácil de lidar. Queremos uma plataforma mais simples para que a cidade possa arrecadar e depender menos de repasses. Assim podemos reverte essa arrecadação para obras e serviços com trabalho sério em prol aos barbarenses”, comentou o prefeito.

 

Por sua vez, a secretária de Fazenda, Raquel Campagnol, ressaltou que em novembro o sistema a ser utilizado no município é o SIGISSWEB, gerenciado pela empresa GLC Consultoria. “A partir de 1º de janeiro de 2015 todas as atividades de prestação de serviços serão obrigatórias a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, onde hoje existe algumas que são manuais. Então, o sistema beneficiará todos os empresários do município ”, disse. “O grande benefício para o empresário é manter o cadastro dos seus clientes. Esse sistema totalmente informatizado irá gerar relatório do jeito que a empresa necessita, agilizando o faturamento, contribuindo de várias formas com os empresários barbarenses”, complementou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito.

 

O sistema é um software desenvolvido em plataforma Web e utilizado para o serviço de inteligência fiscal, que possui como principal ferramenta a Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, Escrituração Eletrônica de Serviços Prestados e Tomados, Emissão de Guia de Recolhimento do ISSQN e diversos relatórios fiscais do imposto em questão.  Estiveram presentes no evento o representante da Divisão de Fiscalização de Rendas, Gilvam da Silva, a chefe do setor de informática da Prefeitura, Joceli Daniel Manfrin, o presidente da Associação dos Contabilistas de Santa Bárbara d’Oeste, Luís Carlos Monaro e representante da empresa GLC Consultoria, Gilson Leonardo Coltro.

 

Fotos: Marcel Carloni

Comentários

Notícias relacionadas