28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Novembro chega com a penúltima edição da Estação Artesanal de 2019

Compartilhe essa notícia!

Chegou o penúltimo mês de 2019, e com ele a aproximação das festas de final de ano. Muitos já começam a programar e realizar as compras de Natal, e nada melhor que ter a opção de belos trabalhos artesanais para presentear de forma exclusiva. Isso tudo graças à Estação Cultural da Fundação Romi que realiza mais uma edição da Estação Artesanal, feira de arte, cultura e gastronomia. O evento acontece dias 09 e 10 de novembro, sábado das 12 às 18 horas, e domingo, das 08 às 12 horas.

A feira artesanal, que é para toda família, promove intercâmbio cultural, resgata e mantém viva a arte milenar do artesanato. Também, fomenta a economia criativa, geração de renda e fortalece o trabalho do pequeno ou médio empreendedor criativo. “Ao abrirmos a Estação Cultural para receber mensalmente na média de 50 artesãos por edição da Estação Artesanal, contribuímos para o desenvolvimento econômico da nossa região”, pontua o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “ Pretendemos continuar com a realização da feira de arte, cultura e gastronomia, que faz parte do nosso calendário desde 2015, em 2020”, finaliza.

Esta edição, além de oferecer um leque de variados produtos artesanais natalinos, haverá atividades que prometem contagiar o público, como as ações que marcam o mês do Hip Hop, comemorado em novembro. Durante os dois dias da feira artesanal, sábado e domingo, ocorrerá simultaneamente a exposição “Hip Hop – Movimentom Cultural sem Barreiras” promovida por Nill, um dos percussores do movimento Hip Hop em Santa Bárbara d’Oeste.  Já no domingo, a partir das 09 horas, acontecerá workshop de dança de rua, com o dançarino e desenhista Julio Ganeo. A participação é gratuita, para participar é preciso ter a partir de 11 anos, vir com roupa e calçado para atividade física. Não é necessário realizar inscrição prévia . No encerramento do workshop terá uma apresentação de dança do oficineiro.

Para assistente cultural Rosana de Abreu Lopes, essa edição de novembro, recheada de atrações, fortalece a imagem da Estação Cultural da Fundação Romi como um espaço plural e multicultural. “ Nosso dia a dia é repleto de atividades. Temos projeto Ninho Musical, Capoeira Socioeducativa, além das oficinas culturais que realizamos, ao menos, três por semana. Também temos o interesse de pessoas que nos procuram para sermos parceiros em eventos que estão de acordo com nossa linha trabalho”, explica Rosana. “A cada ano reinventamos nossa programação. Hoje somos um espaço de referência na região pela variedade de projetos e eventos que oferecemos de forma gratuita”, conclui.

Serviço – A próxima edição da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” acontece nos dias 09 e 10 de novembro. No sábado das 12 às 18 horas e, no domingo, das 8 horas ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste. O atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18h, aos sábados das 8 às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelo site www.fundacaoromi.org.br/EstacaoCultural ou pelos telefones (19) 3455-4830 e 3455-4833.

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!