Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Novembro Azul: UBSs seguem com ações de conscientização sobre o câncer de próstata

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações do Movimento “Novembro Azul” no Município. Na última terça-feira (19), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) “Elias David Fernandes – Elias do Raio-X”, na Vila Grego e Residencial Furlan, e “Gabriel Rubens Pimentel”, no Boa Vista, promoveram Salas de Espera Ativa abordando os temas: promoção à saúde dos homens e importância de exames preventivos. Com a equipe da UBS do Grego, a ação contou com a participação de alunos da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara.

 

Durante todo o mês, as UBSs contam com decoração especial e promovem diversas ações alusivas ao movimento, como Salas de Espera Ativa, entrega de materiais informativos e encaminhamentos para a realização de exame de PSA, que é determinante para a conduta do médico urologista diante da suspeita de câncer de próstata. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

 

Além do câncer de próstata, outros temas vêm sendo abordados durante as ações, como fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, orientações para hábitos saudáveis, alimentação e atividade física. Para ter acesso aos serviços ofertados no Município, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de aproximadamente 90%. O Instituto estima que este ano será registrado um total de 68,2 mil casos da doença. De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), por dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata, sendo que três milhões vivem com a doença no Brasil.