Novembro Azul: Nova Odessa já realizou 154 exames de prevenção contra o câncer de próstata


Programação segue até o final do mês com mutirões em toda cidade; 1ª Caminhada Novembro Azul acontece dia 26

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa já realizou 154 exames de coleta de PSA desde o início da campanha Novembro Azul, na última semana. Os exames são fundamentais para o diagnóstico do câncer de próstata, considerado o tumor mais frequente no sexo masculino e que, se não for detectado no início, pode ser fatal. A programação segue até o final do mês com mutirões de exames e ainda a 1ª Caminhada Novembro Azul.

 

Secretário de Saúde, Sérgio Molina destacou a importância da campanha, que tem também objetivo de diminuir o preconceito em relação à doença. “Infelizmente muitos homens ainda deixam o preconceito falar mais alto e demoram a fazer o exame. O câncer de próstata tem tratamento e, assim como outras doenças, quanto antes for detectado, melhores são as chances de cura”, explicou.

 

Devem fazer os exames homens a partir de 50 anos ou com mais de 40 anos que tenham histórico de câncer de próstata na família.

 

Segundo Molina, em Nova Odessa a campanha conta com mutirões de coleta de PSA, que é um exame de sangue usado para o diagnóstico da presença do câncer de próstata. “Este exame é um primeiro passo fundamental no diagnóstico. Através dessas ações queremos mostrar que a conscientização e prevenção são ainda o melhor remédio para se combater o câncer de próstata”, continuou.

 

OS EXAMES – Com o tema “Vergonha é não fazer o exame”, a campanha já realizou quatro mutirões de coleta no Clube da Melhor Idade, no Santa Luiza, no Jardim Alvorada e na Garagem Municipal. A programação segue nesta terça-feira, dia 10, com mais uma etapa do mutirão, dessa vez atendendo servidores da Coden (Companhia de Desenvolvimento).

 

No sábado, dia 14, a unidade móvel da Secretaria de Saúde estará na Praça Central José Gazzetta, e no dia 21 na Praça Dr. Cesar Souza Ladeia, no bairro Santa Rita II.

 

A programação conta ainda com a realização da 1ª Caminhada Novembro Azul, em parceria com o Grupo Solo, no dia 26, a partir das 19h, com saída em frente a Prefeitura. No dia 28 acontece o “Dia Azul”, com realização de consultas dos pacientes que realizaram a coleta de PSA e tiveram pedido de encaminhamento.

 

Além dos mutirões, são realizadas diariamente nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), coletas de PSA, das 7h às 11h.

 

PROGRAME-SE

Dia 10 – das 8h às 11h – Coleta de PSA dos Servidores da Coden

 

Dia 14 – das 8h às 11h – Mutirão de Coleta de PSA na Praça Central José Gazzetta. (Avenida Carlos Botelho s/n, Centro. Neste dia haverá também realização de testes de Glicemia)

 

Dia 21 – das 8h às 11h – Mutirão de Coleta de PSA na Praça Dr. César Souza Ladeia (Avenida São Gonçalo, s/n, Santa Rita II)

 

Dia 26 – 19h – 1ª Caminhada Novembro Azul (saída em frente a Prefeitura)

 

Dia 28 – das 8h às 12h – Dia Azul “Toque essa ideia) no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. (Serão consultados apenas homens que realizaram coleta de PSA e foram encaminhados)

 

Coletas de PSA

De segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, nas Unidades Básicas de Saúde

Comentários

Notícias relacionadas