seg. jan 20th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nove em cada dez moradores aprovam a qualidade da água em Nova Odessa

 

A qualidade da água que chega até a torneira dos moradores de Nova Odessa é destaque mais uma vez na pesquisa divulgada esta semana pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Neste 3º trimestre, o serviço – que é de responsabilidade da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) – conseguiu o selo “Grau de Excelência” novamente ao registrou 807 pontos. O “Grau de Excelência” é atribuído aos segmentos que registram 800 pontos ou mais. É a maior classificação da Indsat. Nova Odessa esteve sempre entre as primeiras colocações do ranking geral do instituto, composto pelas 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

 

A qualidade da água é o 2º melhor serviço avaliado em Nova Odessa. Ao todo, 16 setores são avaliados pelos moradores no município. “O índice de satisfação é resultado de um cálculo realizado pela Indsat”, que leva em conta os critérios avaliativos de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. São entrevistados 400 moradores em Nova Odessa”, traz o relatório da pesquisa.

De acordo com o resultado, 93% dos moradores de Nova Odessa disseram que a qualidade da água fornecida pela Coden é “ótima” ou “boa”. Do total, 5% disseram que o serviço está “regular”. A reprovação é de apenas 2%. O levantamento também mostra a satisfação dos moradores com o serviço prestado de acordo com faixa etária e escolaridade. Moradores de 16 a 30 anos de idade e pessoas com Ensino Superior são as mais satisfeitas com a qualidade da água. “Nosso controle de qualidade começa nas estações de captação, é intensificado no laboratório da ETA (Estação de Tratamento de Água), onde a água tratada e analisada de hora em hora; continua na rede de distribuição, por meio da coleta de amostras periódicas em vários pontos da cidade, além de análises semestrais, feitas por laboratórios credenciados”, explica Ricardo Ongaro, diretor-presidente da Coden.

 

ABASTECIMENTO. No início deste mês, outra pesquisa do Insat colocou Nova Odessa como a cidade que detém o melhor sistema de abastecimento de água da RMC, com 96% de aprovação, chegando a 843 pontos. A pontuação é recorde. Até então, o maior índice de satisfação apresentado havia sido de 822 pontos. Em 2017, o Abastecimento de Água recebeu a maior classificação em dois levantamentos. Em 2018, os índices oscilaram entre 787 e 816 pontos. No início de 2019, Nova Odessa registrou 822 pontos e ficou na vice-liderança do ranking geral. Em toda a série histórica da Indsat, a cidade sempre ficou pelo menos entre as três melhores posições do ranking.

 

Atualmente, Nova Odessa está à frente de Itatiba, com 41 pontos de diferença. “Nos últimos seis anos, investimos mais de R$ 50 milhões na modernização de todo nosso sistema de abastecimento de água. Já trocamos mais de 50 quilômetros de tubulação, 11 mil hidrômetros, adquirimos novos softwares e equipamentos que têm nos ajudado na gestão. Com isso, reduzimos nosso índice de 45,1% para 26%”, explicou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Comentários