27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Novas profissões: Habilidades ligadas à Tecnologia da Informação lideram a lista de competências para 2019

Compartilhe essa notícia!

Novas profissões: Habilidades ligadas à Tecnologia da Informação lideram a lista de competências para 2019

Computação em nuvem, Inteligência Artificial, raciocínio analítico, gestão de pessoas e UX Design. Essas foram as cinco competências técnicas listadas pelo Fórum Econômico Mundial como as mais importantes para 2019. A pesquisa foi realizada com base em dados do LinkedIn e foca nas capacidades mais buscadas pelas empresas.

Para se adaptar às novas realidades, as faculdades devem investir em tecnologia, mas também auxiliar os estudantes a desenvolver competências com foco na cultura maker e no “aprender a aprender”. Com a velocidade das transformações tecnológicas, focar apenas em conhecimentos técnicos tende a não ser suficiente para garantir a empregabilidade. O mesmo relatório do Fórum Econômico Mundial lista algumas habilidades comportamentais que devem ser buscadas pelas empresas ao contratar um colaborador. Entre elas estão criatividade, persuasão e colaboração.

Na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho, quem unir uma formação voltada para a área tecnológica com as competências comportamentais necessárias para o trabalho em equipe sai na frente. Os cursos de Engenharia da ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão, por exemplo, capacitam os estudantes para o trabalho em áreas como automação industrial, robótica e inteligência artificial. Funções mais consolidadas como gerenciamento de redes e suporte também fazem parte da formação, que alia teoria e prática.

A faculdade, braço de Ensino Superior do Grupo Etapa, conta com Laboratório de Inovação Tecnológica, composto por modernos equipamentos de fabricação, que possibilitam aos alunos colocar as ideias em prática do desenho inicial ao produto final. O laboratório está equipado com seis impressoras 3D, máquina de corte a laser e fresa CNC.

A automação do mercado de trabalho nas próximas décadas deverá resultar em substituições de profissões tradicionais por outras que devem surgir com as novas demandas. Os postos de trabalho continuarão existindo, mas as exigências para o profissional que deseja se manter atrativo serão outras.

O perfil do profissional que terá maior empregabilidade no futuro envolverá conhecimentos avançados em tecnologia, além de poder de iniciativa, inovação e resolução de problemas complexos. Para o desenvolvimento das chamadas soft skills, a ESEG conta com iniciativas como o coaching acadêmico, no qual profissionais auxiliam os alunos a elaborar o currículo e a se preparar para entrevistas e dinâmicas. O estudante aprender, portanto, a descobrir suas potencialidades e a desenvolver novas competências.

Segundo as consultorias Michael Page, Page Personnel, Robert Half e Catho os segmentos de tecnologia, marketing, finanças e vendas são os que apresentam uma tendência de alta na procura em 2019. Todos são profundamente impactados pela tecnologia, já que há algumas décadas, cargos como gerente de marketing de performance, engenheiro de dados, desenvolvedor back-end e desenvolvedor mobile sequer existiam. A perspectiva é que essas áreas continuem a crescer.

 

Assessoria de Comunicação da ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!