Nova turma do Coluna Ativa inicia atividades em S. Bárbara


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Especialidades Médicas e NES (Núcleo de Educação em Saúde), iniciou nesta quarta-feira (3) no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) uma nova turma do Programa “Coluna Ativa”. Na ocasião foi entregue a programação das atividades e realizada apresentação dos participantes. O grupo é coordenado pela enfermeira Ellen Carine Villarinho e pelo ortopedista Rodrigo D’Agostino.

O objetivo do Coluna Ativa é despertar a atenção para os cuidados com a postura correta da coluna e aperfeiçoar a assistência nas áreas da ortopedia, neurocirurgia, dor crônica e fisioterapia junto aos pacientes. O grupo composto por 15 participantes é orientado por equipe multidisciplinar que conta com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, ortopedista e fisioterapeuta.

“O Coluna Ativa é um programa consolidado na rede, com resultados extremamente satisfatórios desde o seu início. A cada nova turma procuramos aperfeiçoá-lo, mostrando que este é sem dúvida o melhor tratamento para redução das dores”, comentou a coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro. “Além disso, com as técnicas utilizadas pela equipe multidisciplinar, permite-se uma abordagem mais ampla do ponto de vista preventivo e terapêutico, possibilitando aos pacientes a redução do uso de medicamentos”, completou.

Para participar das atividades é necessário que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) procurem o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. O especialista verifica a necessidade do paciente. Como o grupo é voltado a um público específico, um ortopedista determina quem precisa do tratamento de alto cuidado.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas