Santa Bárbara d’Oeste passou a contar oficialmente com a ampliação do sistema hídrico do Parque das Águas, estrutura que vem sendo tratada como nova represa e que representa um avanço importante para a segurança do abastecimento no município. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (17) e reuniu autoridades municipais, estaduais e nacionais.
Entre os destaques da solenidade esteve a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, além do diretor-superintendente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Laércio Andia Junior, responsável direto pela condução técnica da obra dentro da autarquia.
A intervenção, executada pelo DAE, teve investimento de R$ 15 milhões em recursos próprios e ampliou em cerca de 25% a capacidade de armazenamento de água do município. Com a conclusão do projeto, Santa Bárbara d’Oeste passa a contar com aproximadamente 12 bilhões de litros de água armazenada, somando os volumes das represas Parque das Águas, Areia Branca e São Luiz.
Embora tecnicamente classificada como um alteamento e ampliação de estrutura existente, a obra vem sendo chamada popularmente de “nova represa” por representar um ganho expressivo na capacidade do sistema. O projeto envolve uma barragem com cerca de 180 metros de comprimento, 40 metros de largura e 7 metros de profundidade, além de um vertedouro de grande porte e uma moderna travessia subterrânea para captação de água, equipada com comportas que aumentam a segurança operacional.
A obra teve início ainda no final dos anos 2020, durante o período da pandemia da Covid-19, quando Denis Andia exercia papel estratégico na gestão municipal, e atravessou diferentes fases até sua conclusão. O projeto é considerado um dos principais investimentos estruturantes do DAE nas últimas décadas, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e crises hídricas recorrentes.
O diretor-superintendente do DAE, Laércio Andia Junior, destacou-se ao longo da execução como responsável pela condução técnica do empreendimento, que integra um conjunto mais amplo de melhorias no sistema de abastecimento e saneamento do município.
A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, representantes do Consórcio PCJ, das Bacias PCJ, da Ares-PCJ, servidores públicos e funcionários do DAE, além de representantes da imprensa e de entidades regionais.
Com a entrega da estrutura, Santa Bárbara d’Oeste amplia sua capacidade de planejamento hídrico de longo prazo, reforçando o sistema de abastecimento e consolidando investimentos iniciados ainda em um dos períodos mais desafiadores da história recente do país.




VEJA TAMBÉM
Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste entra em recesso escolar a partir de 19 de dezembro
FHO tem inscrições abertas para o segundo Vestibular e Concurso de Bolsas em Santa Bárbara d’Oeste
Comércio de Santa Bárbara segue com horário especial para compras de fim de ano, informa ACISB