Nova Odessa vai receber carreta do Hospital de Amor no dia 11 de abril

Nova Odessa vai receber, no dia 11 de abril, a carreta de prevenção do Hospital de Amor de Barretos para atender mulheres e homens para exames de Papanicolau e PSA previamente agendados. Ao todo, serão realizados 90 exames. A data foi confirmada em reunião realizada nesta semana entre o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, e a coordenadora do hospital em Nova Odessa, Cristina Galhardo. Em janeiro, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa abriu inscrições para as pessoas interessadas em realizar os exames gratuitos. Os interessados puderam fazer a inscrição nas UBSs (unidades básicas de saúde) e não havia necessidade de encaminhamento médico.

Os requisitos exigidos foram: idade entre 25 e 64 anos para o Papanicolau e 50 a 69 anos para o PSA. Os resultados serão entregues aos pacientes após análise laboratorial do próprio Hospital de Amor. “Os casos de diagnósticos positivos também receberão tratamento de lá, que é uma referência no tratamento a pacientes com câncer em todo o Brasil e no exterior. São ótimas mãos para se estar em caso de doença”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

Em 2018, Nova Odessa recebeu, entre os dias 2 e 6 de julho, uma carreta do mesmo Hospital. Na ocasião, foram realizados, além de Papanicolau, exames de mamografia para ajudar da demanda reprimida aos pacientes da fila de espera. Desta vez, a participação é livre. “Estamos ampliando os cuidados com a saúde da mulher. Sabemos que no caso do câncer, quanto antes detectado o tumor, maiores as chances de cura e esta é uma iniciativa não apenas de combate à doença, mas de estímulo aos cuidados com a saúde”, concluiu o secretário.

CAPACITAÇÃO. Durante a reunião com Cristina Galhardo, Cocato também anunciou que uma médica pediatra que atua na rede pública de saúde participará, no dia 22 deste mês, da capacitação em sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, em Barretos. “Essa capacitação nos ajudará e muito, pois teremos mais uma profissional apta a agilizar estes encaminhamentos e ainda compartilhar com a nossa equipe o aprendizado. Quero agradecer a Cristina pela parceria e desejar os parabéns pelo seu trabalho junto ao Hospital de Amor”, disse Cocato.

Comentários

Notícias relacionadas