25 de abril de 2024

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Nova Odessa receberá R$ 2,63 milhões em obras de alargamento de viaduto e passarela na linha férrea

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Reivindicações antigas, intervenções serão realizadas no Jardim São Jorge, no limite com Sumaré, e no Centro

O alargamento do viaduto sob a linha férrea no Jardim São Jorge, próximo ao limite com Sumaré, e a construção de uma passarela entre o início da Avenida João Pessoa, no Centro, e a Rua Miguel Bechis Filho, no Jardim Flórida, estão no plano de investimentos da empresa Rumo e devem ser realizados até 2023. Com custo de R$ 2,63 milhões, as melhorias foram definidas no novo contrato de concessão da malha ferroviária paulista, prorrogado até 2058 pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). As obras vinham sendo solicitadas pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza desde 2013.


De acordo com o plano de investimentos aprovado pela agência, a obra no viaduto prevê o alargamento da passagem, que passará de três para 13 metros de largura, aprofundamento da via para tráfego de caminhões pequenos, além de adequação dos passeios no encontro das ruas Goiânia e Porto Alegre. A intervenção, cujos projetos básico e executivo foram aprovados há sete anos pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), tem orçamento estimado em R$ 1.572.944,29.

Já a passarela, orçada em R$ 1.057.233,76, será construída ao lado da Praça Central, ligando o Centro da cidade ao Jardim Flórida e bairros vizinhos, como Residencial Triunfo e Santa Luiza. O local tem grande fluxo de pessoas, incluindo crianças, cadeirantes e idosos.

O prefeito Bill comemorou a garantia dos investimentos. “São obras importantes, reivindicadas há muitos anos e que estamos pedindo desde o início do nosso governo, em 2013. Foram diversas idas a Brasília e inúmeras reuniões no Dnit e em outros órgãos do governo federal. A remodelação do viaduto e a passarela vão melhorar a fluidez do trânsito no local e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. Agradeço ao deputado federal Vanderlei Macris, que foi muito importante nesse processo”, afirmou Bill.

Ao todo, a concessionária Rumo deverá investir R$ 6 bilhões em obras, trilhos, vagões e locomotivas em todo Estado de São Paulo. A malha paulista tem 1.989 quilômetros de extensão entre Santa Fé do Sul, na divisa com o Mato Grosso do Sul, e o Porto de Santos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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