dom. jan 26th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nova Odessa recebe exposições ‘Caminhos das Artes’ e ‘Missão Moçambique’


Telas de Sofia Menezes da Rocha e fotografias de Anderson Junque estão expostas no saguão da Prefeitura até o final do mês

 

Quem passa pelo saguão da Prefeitura de Nova Odessa pode conhecer os trabalhos de dois talentos da região. Dando sequência ao projeto de valorização dos artistas, a Diretoria de Cultura e Turismo apresenta no mês de maio a exposição “Caminhos das Artes”, com telas de Sofia Menezes da Rocha, de apenas 11 anos. O espaço recebe ainda a mostra fotográfica “Missão Moçambique”, com imagens feitas pelo jornalista Anderson Junque durante visita ao país africano.

 

Iniciamos no mês passado um projeto de valorização dos artistas da região com a realização de exposições no saguão da Prefeitura e também em outros pontos da cidade. Nosso objetivo com esta iniciativa é oferecer a eles um espaço onde possam apresentar seu trabalho, sua arte”, explicou o diretor de Cultura e Turismo, Leonardo Blanco. O projeto tem curadoria de Rosana Caputi.

 

Segundo ele, a ideia é, a cada mês, apresentar o trabalho de um artista de Nova Odessa e também apresentar o trabalho de pessoas da região. “Como neste mês estamos com a exposição da Sofia, que tem 11 anos e é um talento mirim de nossa cidade, abrimos espaço também para que o Anderson pudesse expor suas fotos, neste trabalho belíssimo que realizou em Moçambique”, afirmou Blanco.

 

Batizada de “Caminhos das Artes”, a exposição de Sofia conta com 17 pinturas a óleo e com tinta acrílica. “Pinto desde os seis anos. Gosto muito desta arte e estou feliz em expor aqui minhas telas”, afirmou a jovem artista.

 

Curadora do projeto, Rosana afirmou que artistas interessados em expor seus trabalhos podem entrar em contato com ela ou na Diretoria de Cultura e Turismo. “Queremos dar espaço para que mostrem suas obras”, disse.

 

MOÇAMBIQUE – Como o próprio nome indica, a mostra “Missão Moçambique” é um retrato fotográfico do país africano, visitado por Anderson Junque no ano passado. “Fui para Moçambique para estudar os fenômenos de Liderança nas tribos. Chegando lá me deparei com um povo muito receptivo e carismático, mas vivi também um grande choque cultural. Nesta mostra apresento um pouco do que vi, do que aprendi”, disse.

 

Voltei de lá com a roupa do corpo, pois as diferenças são muito grandes, há realmente um contraste de realidades e você passa a ver a vida de outro ponto de vista. Conheci pessoas maravilhosas, os moçambicanos adoram os brasileiros. Realmente aprendi muito”, continuou.

 

O jornalista, que em 2014 visitou duas tribos indígenas brasileiras, afirmou que pretende continuar com o projeto de conhecer outros povos e suas culturas. Entre os destinos estudados estão Etiópia, Somália, Butão e Haiti, além, é claro de Moçambique.

 

As duas exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. A Prefeitura de Nova Odessa fica na Avenida João Pessoa, 777, Centro.

 

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Cultura e Turismo, que fica na Avenida João Pessoa, 253, Centro. O telefone é 3466-2196.

 

 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “CAMINHOS DA CULTURA” E MOSTRA FOTOGRÁFICA “MISSÃO MOÇAMBIQUE”

Quando: Até 31 de maio de 2016

Onde: Saguão da Prefeitura de Nova Odessa (Avenida João Pessoa, 777, Centro)

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

 

Foto: Osnei Réstio

 

 

Comentários

Dennis Moraes