24 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa recebe exposição fotográfica de Augusto Strazdin

Compartilhe essa notícia!

Exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser vista até 30 de julho

O Centro Cultural Herman Jankovitz, em Nova Odessa, recebe a partir do dia 28 junho a exposição itinerante “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”. Após a mostra em diversos locais de Santa Bárbara d’Oeste e Americana, agora a exposição pode ser vista pelos novaodessenses até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Excepcionalmente, no dia 30 de julho, o Centro Cultural estará aberto das 8h às 13h.

A mostra é resultado da execução do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, um trabalho de preservação e difusão da coleção do fotógrafo Augusto Strazdin, pertencentes ao seu acervo formado por imagens em papel, negativos de vidro e flexíveis produzidos entre às décadas de 1930 e 1980 que o CEDOC da Fundação Romi está executando desde dezembro de 2019.

“A exposição apresenta 34 fotografias produzidas por Augusto Strazdin distribuídas em 5 painéis que mostram a trajetória do fotógrafo, o registro que produziu da cidade além de retratos feitos no seu estúdio ‘Fotografia Santa Bárbara’”, enfatiza a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza.

Augusto Strazdin (1900-1986) nasceu na Letônia e, em 1927, veio para o Brasil. Como fotógrafo trabalhou em muitas cidades até se estabelecer em Santa Bárbara d’Oeste e, em 1937 montar o estúdio “Fotografia Santa Bárbara”. Por mais de 40 anos produziu muitos retratos, e também fez inúmeras imagens de Santa Bárbara d’Oeste que são de extrema significação para o resgate da memória e da história local, pois, retratam a arquitetura, o cotidiano, a ocupação e o desenvolvimento da cidade.

No projeto “Imagens reveladas. Tesouros Escondidos”, apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi realizado o trabalho de registro, digitalização, catalogação, higienização e acondicionamento do acervo do fotógrafo. Esse material está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC em cdoc.fundacaoromi.org.br. 

Serviço – A exposição “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos” pode ser visitada no Centro Cultural Herman Jankovitz, localizado na Avenida João Pessoa, 253 – Centro de Nova Odessa, de 28 de junho a 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Excepcionalmente no dia 30 de julho o Centro Cultural estará aberto das 8h às 13h.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!