Nova Odessa: PTTS: Comissão explana obras de esgotamento sanitário no Recanto Solar

Na última quinta-feira, dia 28 de agosto, a comissão responsável pelo desenvolvimento do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental) da Prefeitura de Nova Odessa reuniu munícipes para apresentar o andamento das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário que são executadas na região de Chácaras Recanto Solar – que também atingem a bacia do Córrego Recanto.

Na ocasião, o coordenador da Vigilância Ambiental, Leôncio Neves Ferreira, membro da comissão, apresentou os principais motivos para a realização da obra. “O despejo irregular de resíduos, a chuva e a velocidade do escoamento da água podem causar a erosão do solo, entupimento das galerias de águas pluviais e sérios danos ao ambiente com o passar do tempo”, apontou. Segundo ele, as obras de macrodrenagem minimizam a situação de lama em época de chuvas.

“As obras garantem melhor infraestrutura no bairro, além de garantir melhorias em forma de revitalização, paisagismo e melhor aproveitamento do recurso natural hídrico”, disse. Os munícipes também receberam orientações sobre queimadas, riscos de despejo de restos de podas, entulho e materiais inservíveis em locais inapropriados, bem como os perigos da proliferação de insetos e animais sinantrópicos (que se adaptam a viver em locais com pessoas e podem oferecer risco a saúde).

Além do bairro de Chácaras Recanto Solar que já está com 58,39% das obras concluídas, também é executada a ampliação do sistema de esgotamento sanitário na região que compreende o Bosque dos Eucaliptos, Recanto Ceci, Chácaras Central e Campo Belo e Vale dos Lírios, compreendendo ainda a execução de Coletor Tronco Central e Estação Elevatória Bosque dos Eucaliptos. O investimento total é de R$ 3.437,959,79 – por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Cerca de 70 pessoas acompanharam a apresentação, entre elas a presidente da Associação de Moradores do Recanto Solar, Sandra Regina Janelli Romero Favaron. “É importante que as pessoas tenham consciência do que é feito e a forma que se dá o investimento nas obras. O esgotamento sanitário é essencial para a saúde e essa interação entre o poder público e a comunidade é fundamental”, destacou Sandra.

Nos bairros Chácaras Central, Campo Belo e Recanto Ceci, as obras já foram concluídas e as melhorias seguem em andamento no Vale dos Lírios, Recanto Ceci, Recanto Solar, Bosque dos Eucaliptos, Coletor Tronco Central e Estação Elevatória.

PTTS – O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental é realizado paralelamente as obras de esgotamento sanitário como forma de orientar a população civil e o poder público, com o intuito de estabelecer uma rede de cooperação visando o desenvolvimento de ações e posturas socioambientais concomitantes ao desenvolvimento da obra física.

Prefeitura de Nova Odessa

Comentários

Notícias relacionadas