Nova Odessa: Projeto do Consimares será apresentado na ONU


Consórcio firmará acordo de cooperação com a Abrelpe para desenvolvimento de estudos e plano de ação para redução da emissão de gases de efeito estufa

 

O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) aprovou firmar acordo de cooperação com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) para desenvolvimento de estudos e plano de ação para redução da emissão de gases de efeito estufa. A associação, com sede em São Paulo, é representante no Brasil da ISWA (International Solid Waste Association). O objetivo é que os resultados deste projeto, inédito no Brasil, sejam levados à ONU (Organização das Nações Unidas).

 

O convênio foi aprovado esta semana durante reunião do Consimares na Prefeitura de Nova Odessa. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que preside o consórcio, destacou a importância desta parceria. “A Abrelpe nos ajudará a complementar o trabalho que o consórcio já realiza e seremos o primeiro consórcio brasileiro a ter um projeto desse porte”, disse.

 

O Consimares é formado pelas cidades de Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré que, juntos, têm uma população estimada em cerca de 1 milhão de habitantes. Estudos apontam que os municípios geram 1,4 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, o que constitui um grande desafio para sua gestão adequada em conformidade com as diretrizes da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

 

Superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani afirmou que a apresentação do modelo do consórcio à ONU poderá resultar na obtenção de recursos para futuros projetos voltados para redução da emissão de metano no meio ambiente. “A proposta deste convênio foi aprovada por unanimidade pelos municípios participantes. A escolha do nosso consórcio para este projeto reconhece o nosso trabalho”, disse, ressaltando que a Abrelpe é uma entidade muito reconhecida e que só tem a somar aos municípios.

 

Segundo o convênio firmado, a Abrelpe auxiliará o Consimares a desenvolver ações com escopo de sustentabilidade e redução de emissões pelos resíduos seguindo orientação de consultores membros da ISWA (International Solid Waste Association) e da ONU.

 

RECONHECIMENTO – Em julho, o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho, esteve em Nova Odessa conhecendo os projetos desenvolvidos pelo Consimares.

 

Entre as iniciativas está o EcoPonto, que o consórcio desenvolve em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa e que, segundo Silva Filha se destaca por sua eficiência ser semelhante a iniciativas implantas em outros países.

 

Foto: Osnei Réstio

Comentários

Notícias relacionadas