SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Nova Odessa participa de simulado do novo radar meteorológico que emitirá alertas na RMC

Compartilhe essa notícia!

Prefeito Leitinho recebeu senha de acesso aos dados meteorológicos do sistema para ampliar a capacidade de monitoramento climático e a segurança da população.

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho e o coordenador da Defesa Civil do município, Vanderlei Vanag, participaram nesta quarta-feira (3/12) do Simulado de Evento Severo, que marcou oficialmente o início da operação do novo radar meteorológico adquirido pelos municípios da Região Metropolitana de Campinas. O encontro promovido pela Casa Militar do Estado de São Paulo, foi realizado no auditório da Unicamp, em Campinas.

Com a presença dos chefes do Executivo de toda a região, o treinamento teve como objetivo apresentar as funcionalidades técnicas do radar, monitoramento em tempo real e precisão das leituras, protocolos de compartilhamento dos dados e o fluxo integrado de tomada de decisão.

Na ocasião, os municípios receberam as senhas de acesso aos dados meteorológicos do sistema, ampliando a capacidade de monitoramento e a tomada de decisão das administrações locais.

Durante o simulado, também foi testado o envio de alertas via Cell Broadcasting, tecnologia que permite avisar diretamente moradores de áreas de risco em casos de emergência. “Esse é um passo muito importante para toda a nossa região. Com o novo radar e a integração entre os municípios, teremos informações mais precisas e rápidas para agir em situações de risco. Nosso compromisso é proteger vidas, e investir em prevenção é o caminho mais seguro para isso”, destacou o prefeito Leitinho.

O equipamento

Instalado no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o equipamento abrange um raio de cobertura de até 100km, com varredura horizontal de 360° a cada 10 minutos e é o único na região capaz de prever eventos climáticos extremos. Sua aquisição é uma iniciativa da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, da Unicamp e da AgemCamp (Agência Metropolitana de Campinas).

Além de permitir o monitoramento contínuo, o novo radar também emite alertas em tempo real, essenciais para antecipar riscos e orientar ações de mitigação. O sistema opera com tecnologia de dupla polarização, que diferencia tipos de partículas presentes nas nuvens, gotas de chuva, granizo, gelo e outras, aumentando a precisão na identificação e intensidade dos fenômenos meteorológicos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!