seg. jan 27th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Nova Odessa: Fundo Social forma 12 alunas em Produção de Cupcakes

Qualificação gratuita foi oferecida na área de gastronomia e aulas no CTVP

 

A Prefeitura de Nova Odessa realizou a formatura de nova turma na oficina de qualificação gratuita em Produção de Cupcake, oferecida através de parceria do Fundo Social de Solidariedade com a empresa Acta Treinamento e Desenvolvimento. São 12 mulheres, de idades variadas, que tiveram 24 horas/aula no CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) ‘Dr. Atayde Gomes’.

A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso foi realizada no CTVP nesta quarta-feira (21) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, a representante da empresa Acta, Andresa Tavares, e da coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi Barbosa, além da instrutora do curso, Maria Elisabeth Nascimento Basso.

Todas as formandas trouxeram amostras do aprendizado na formatura. “As alunas acharam tudo muito bom e gostaram demais da oficina”, ressalta a culinarista que ministrou o curso. “Tivemos participantes de idades variadas, desde jovens até idosas”, cita. Ao todo, foram oito dias de aulas e diversas receitas de cupcakes aprendidas, incluindo doces e até salgados.

A representante da Acta destacou que a empresa atua há cinco anos em parceria com a Prefeitura de Nova Odessa, oferecendo qualificação em várias áreas, incluindo o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Educação. “É uma parceria bem-sucedida e que traz ganhos à população”, frisa Andresa Tavares. “Conhecimento é algo que ninguém tira das pessoas”, acrescenta.

Aprendizado – Uma das cidadãs qualificadas em Produção de Cupcakes é Elizete França, de 32 anos. “Eu tenho depressão e fiz o curso pra me distrair. Foi bem legal e pude aprender bastante, além de fazer ótimas amizades”, descreve. “Eu nem imaginava que um dia iria aprender a fazer um cupcake”, completa a munícipe, que está grávida de um mês e meio e já confecciona os produtos para amigos e familiares.

Outra que se formou é Midiã de Jesus Santos, 22. Inicialmente ela foi ao CTVP para levar a irmã no curso, mas como uma das inscritas desistiu acabou acompanhando e gostando. “Vim no primeiro dia pra trazer a minha irmã, mas como tinha uma vaga acabei gostando e fazendo”, conta. “Achei super interessante. Fica uma dica pras pessoas”, finaliza. Por enquanto ela faz cupcakes a amigos e familiares.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, destaca a importância em proporcionar a qualificação gratuita. “É uma satisfação ver as pessoas fazendo o curso e aproveitando a oportunidade oferecida pelo Governo do Prefeito (Benjamim) Bill (Vieira de Souza)”, enaltece. “Seja para a geração de renda ou uma ocupação, valoriza a autoestima da pessoa”, completa.

Levando-se em conta somente os dias úteis desde 2013, em média, pelo menos uma pessoa por dia obteve um certificado de conclusão de curso profissionalizante disponibilizado pelo Fundo Social de Solidariedade. São mais de 1.200 pessoas de Nova Odessa que se formaram em um dos 13 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, nas áreas de artesanato, beleza e gastronomia.

 

Comentários

Dennis Moraes