Nova Odessa: Em visita do ministro Aldo Rebelo, Bill apresenta proposta para implantação do ‘Cidade Digital’


Durante encontro também foram apresentados projetos voltados ao reúso de água e destinação de resíduos sólidos

 

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu na tarde desta quinta-feira, 24, em seu gabinete o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Durante o encontro, o chefe do Executivo entregou proposta de convênio para que o município seja contemplado com o projeto “Cidade Digital”, que tem por objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio de tecnologia digital.

 

O presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca, o professor Bi; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Lucas Alves; o secretário de Esportes, Angelo Roberto Réstio, o Nenês Réstio; o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Ricardo Ongaro; o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani e outras autoridades municipais acompanharam a visita.

 

Bill destacou a importância do encontro em que foram apresentados projetos pioneiros que possibilitarão benefícios para os moradores de Nova Odessa e também de outras cidades da região. “Ficamos muito gratos com a visita do ministro e foi uma oportunidade de apresentar algumas de nossas ações”, disse, ressaltando que todos os projetos discutidos foram bem recebidos por Rebelo. “Ele se mostrou bastante interessado e vamos agora acompanhar estes pedidos para quem sabe, em breve, termos sua implantação”, afirmou.

 

Rebelo afirmou que a visita teve o objetivo de estreitar relacionamento e demonstrar o apoio do governo federal ao município. “Tratei junto de meus assessores de alguns projetos e estamos empenhados em apoiar estas ideias e ajudar a cidade”, disse.

 

O ministro se mostrou otimista em relação à implantação do “Cidade Digital” em Nova Odessa. “A conexão digital é um desafio da sociedade contemporânea e também da Administração Pública, que pode utilizar esta tecnologia em prol do melhor atendimento da população”, disse.

 

CONECTADOS – Durante o encontro, Bill entregou ao ministro proposta de convênio para implantação do “Cidade Digital”. “Já fizemos todo mapeamento da cidade e apresentamos um projeto completo para sua instalação, que necessitaria de investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões”, disse.

 

O projeto prevê a interligação de todos os serviços públicos de forma digital, agilizando o atendimento à população. “Imagine ter Saúde, Educação, Segurança interligado, com fácil acesso dos dados, transmitidos 100% através de fibra ótica? Esse é nosso objetivo. Um projeto como esse vai gerar também grande economia para nossa cidade”, explicou.

 

Além da interligação dos serviços administrativos, a população também é beneficiada com a iniciativa, que prevê rede wi-fi em parques e ginásios públicos, unificação de atendimentos através de uma central e ainda totens espalhados por toda cidade para que a população possa consultar e agendar determinados serviços.

 

MAIS PROJETOS – Bill apresentou também a Rebelo projeto de disponibilização de água de reúso para empresas da região. “Nossa região está inserida em um polo têxtil e consequentemente há um grande consumo de água. Hoje tratamos 100% de nosso esgoto e despejamos essa água tratada no Ribeirão. Nossa ideia é aproveitar esta água que está limpa e disponibilizá-la para uso nas empresas”, explicou.

 

Bill destacou ainda projetos para secagem e desidratação do lodo produzido pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e ETA (Estação de Tratamento de Água) com intuito de uso agrícola e ainda implantação de projeto para destino correto de resíduos sólidos. “Enquanto presidente do Consimares temos estudos para aproveitar estes resíduos e transformá-los em energia, beneficiando os moradores das oito cidades participantes do consórcio. O ministro ficou impressionado com o projeto e é mais uma parceria que pretendemos levar adiante”, disse.

 

Também participaram do encontro os vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis, Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, e Lucilene Della Ponta Araújo.

 

Foto: Osnei Réstio

 

Comentários

Notícias relacionadas