Dia da Consciência Negra – Nova Odessa terá caminhada e roda de samba

Foto: Ilustrativa

 

Como forma de comemorar o mês da Consciência Negra, Nova Odessa contará, no dia 20 de novembro, com uma caminhada em apoio à luta contra a discriminação racial. Também haverá roda de samba na Praça Central José Gazzetta. As ações são promovidas pela USMANO (União Social do Movimento Afrodescente de Nova Odessa) e Grupo Integração, com o apoio da Diretoria de Cultura de Nova Odessa e juventude afrodescendente.

De acordo com a vice-presidente da USMANO, Nordete de Fátima Ribeiro, a concentração da caminhada tem início às 14h, em frente ao Paço Municipal, localizado na Av. João Pessoa, 777 – Centro. “Na ocasião, as primeiras pessoas que chegarem poderão fazer a troca de um quilo de alimento não perecível por uma camiseta. Estes alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade”, disse.

Nordete destacou que a caminhada seguirá até a Praça Central, local que contará com roda de samba até às 20h. “Haverá a apresentação do grupo Toda Hora, além de outros grupos da cidade, que se apresentarão gratuitamente na praça”, disse.

A proposta das atividades culturais é marcar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. “Esta é a primeira vez que fazemos um evento cultural neste dia. Estas atividades festivas surgiram em função da necessidade de se abordar o tema do racismo. É uma forma também de sensibilizar para que todos possam ter uma consciência negra e lutar contra a xenofobia”, lembrou Nordete.

A Praça Central José Gazzetta está localizada na Avenida Carlos Botelho, s/nº, Centro – Nova Odessa, SP.

FERIADO MUNICIPAL – A primeira proposta relativa ao Dia da Consciência Negra no município foi feita em 2001. Na ocasião, a data foi apenas incluída no calendário novaodessense sem ser feriado (Lei nº 1830, de 24 de outubro de 2001).
Já a Lei nº 2627, de 17 agosto de 2012, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal (biênio 2011/2012), alterou a redação da antiga legislação. Desta forma, Nova Odessa passou a “guardar” o dia 20 de novembro, consagrado pelo movimento negro como Dia da Consciência Negra.
A escolha da data como Dia da Consciência Negra se deve ao fato de Zumbi, líder negro do Quilombo dos Palmares, ter sido morto em uma emboscada no dia 20 de novembro de 1865. Zumbi teve importante papel na luta pela libertação dos escravos, que foi efetivada em 1888.

SERVIÇO
Comemoração do Dia Nacional de Consciência Negra
Concentração da caminhada: 14h
Local: Paço Municipal, na Av. João Pessoa, 777 – Centro
Roda de Samba – a partir das 14h30 até às 20h
Local: Praça Central José Gazzetta
Avenida Carlos Botelho, s/nº, Centro – Nova Odessa, SP

Comentários

Notícias relacionadas