Nova Odessa conta com academia adaptada para deficientes físicos

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Esportes, inaugurou sábado (21) a primeira academia adaptada para pessoas com deficiência da cidade. A academia, que conta com equipamentos desenvolvidos especialmente para atender as necessidades desse grupo, recebeu o nome de Leonildo Felipe Bichof.

O espaço contou com parceria com a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo. O evento de inauguração contou com a participação de autoridades, entre elas o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o deputado estadual Cauê Macris.

A academia conta com diversos equipamentos, como roda dupla e máquinas de tríceps, de bíceps, supino vertical, remada sentado, abdominal e twist. Também há jogo de barras destinado ao alongamento e tonificação dos membros superiores e jogo de barras paralelas para exercitar e tonificar os membros superiores. A academia conta ainda com máquina giro de punho e bicicleta de mão.

O homenageado, acompanhado da família, agradeceu o reconhecimento e lembrou que a academia está instalada à frente do Ginásio de Esportes Jaime Nércio Duarte, o Carioba, que é seu cunhado. “Fico muito feliz com esta homenagem. Estou em Nova Odessa há muitos anos e nem sei como agradecer a todos os responsáveis por este ato”, afirmou.

O presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca, o Professor Bi, também lembrou a importância da atividade física. “Sou profissional da área e sei o quanto estes equipamentos podem beneficiar as pessoas com deficiência”.

O secretário de Esportes, Ângelo Roberto Réstio, destacou a homenagem realizada em vida e lembrou dos investimentos em academias ao ar livre e a inauguração das piscinas públicas, que atendem 400 alunos gratuitamente. “A inclusão e a atividade física são essenciais e aqui teremos condições de oferecer o melhor atendimento”, lembrou.

O deputado estadual Cauê Macris lembrou que, ano passado, a cidade passou a contar com o projeto Ligado, com veículo adaptado especialmente para o transporte escolar de pessoas com deficiência. “A grandeza desta academia não estão no valor dos equipamentos, mas sim na importância da atividade física para estas pessoas”, afirmou.

Bill lembrou a trajetória da família Bichof e destacou o planejamento do desenvolvimento urbano em sua gestão. “Não podemos mais pensar as cidades sem acessibilidade”, disse.

O vereador Vagner Barilon, que é cadeirante, lembrou que a prática de exercícios favorece a liberação de endorfina. “A pessoa com deficiência, por não se movimentar muito, tem pouca produção de endorfina. Essa baixa produção aumenta a tendência a ter depressão, por isso a atividade física é essencial”, explicou.

UTILIZAÇÃO – A utilização da academia deverá ser agendada. Informações podem ser obtidas no Ginásio de Esportes Jaime Nércio Duarte, que está localizado na Rua João Bassora, 543 – Jardim Santa Rosa. O telefone é o 3498-1561 e 3476-2449.

Foto: Osnei Restio

Comentários

Notícias relacionadas