Nova Odessa : Caminhada Novembro Azul é nesta quinta-feira


Evento de conscientização contra o câncer de próstata terá início às 19h em frente a Prefeitura de Nova Odessa; Secretaria já realizou 317 exames de PSA

 

Está chegando a hora de sair às ruas para conscientizar a população sobra a importância dos exames de prevenção ao câncer de próstata. A Secretaria de Saúde de Nova Odessa realiza nesta quinta-feira, dia 26, a 1ª Caminhada Novembro Azul. A concentração será às 19h em frente ao Paço Municipal e os participantes percorrerão as principais ruas da área central. A Prefeitura já coletou, desde o início da campanha, 317 exames de PSA, que seguem sendo realizados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até o final do mês.

 

“A Caminhada é um importante momento de nossa campanha, em que pretendemos mobilizar a sociedade para nos ajudar a falar sobre a doença e suas formas de prevenção”, afirmou o secretário de Saúde Sérgio Molina. “O câncer de próstata é o tumor mais frequente nos homens mas, infelizmente, ainda é grande o número de pessoas que deixam de fazer a prevenção por puro preconceito. Com este ato, queremos chamar a população masculina a deixar a vergonha de lado e se cuidar”, continuou.

 

A Caminhada Novembro Azul será realizada em parceria com o Grupo Solo e foi programada para acontecer à noite especialmente para estimular os homens a participar, junto de suas famílias, do projeto. “Estamos nos aproximando do final do ano e os compromissos aumentam, em especial aos finais de semana. Por isso mesmo que estamos realizando esta caminhada à noite, durante a semana, para contar com participação de todos”, afirmou Molina.

 

MAIS AÇÕES – A Prefeitura de Nova Odessa iniciou no dia 1º de novembro a campanha Novembro Azul, que contou com realização de mutirões para coleta de PSA, exame fundamental para o diagnóstico do câncer de próstata.

 

Desde o início da campanha já foram realizados 317 exames de PSA. Além dos sete mutirões, realizados em diversas áreas da cidade, a coleta também é feita de segunda a sexta-feira nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Nova Odessa. “Quem não conseguiu participar dos mutirões pode fazer seu exame até o final do mês na UBS”, explicou o secretário.

 

No sábado, dia 28, acontece o “Dia Azul: Toque Essa Ideia”, em que pacientes que realizaram o exame e receberam encaminhamento serão atendidos por urologistas no Ambulatório de Especialidades.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, pacientes que coletarem seus exames até terça-feira, dia 24, nas UBSs será, dependendo do resultado, atendido no mutirão que acontece sábado. “Os pacientes que realizarem a coleta depois serão atendidos por urologistas, se for necessário, mas em outra data, sem fazer parte do mutirão”, esclareceu Molina.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 26 – 19h – 1ª Caminhada Novembro Azul (saída em frente a Prefeitura)

 

Dia 28 – das 8h às 12h – Dia Azul “Toque essa ideia” no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. (Serão consultados apenas homens que realizaram coleta de PSA até o dia 24/11 e foram encaminhados)

 

Coletas de PSA

Até o final de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, nas Unidades Básicas de Saúde

 

 

Comentários

Notícias relacionadas