Ato cívico em Nova Odessa marca 96 anos de Independência da Letônia

Como forma da comemorar os 96 anos de Independência da República Letônia, a Prefeitura de Nova Odessa promoveu, na ultima terça-feira (18), um ato cívico especial, que contou com o hasteamento da bandeira leta junto às bandeiras de Nova Odessa, do Estado de São Paulo e a do Brasil. O ato foi promovido em frente ao Paço Municipal.

Segundo o vice-prefeito de Nova Odessa, Oscar Berggren Neto, este ato cívico é uma forma de fazer com que as raízes da cultura leta permaneçam viva na cidade. “É fundamental para não se esquecer das origens, tendo em vista que Nova Odessa contou com colonização leta. Devemos sempre preservar a cultura”, ressaltou.

A cônsul honorária da Letônia, Daina Gutmanis, lembrou que Nova Odessa assinou um tratado em que foi considerada cidade-irmã de Jelgava, na Letônia. “Este ato cívico se tornou uma tradição no município, sendo um gesto de simpatia e consideração ao tratado assinado”, explicou.

Daina lembrou que, no dia 18 de novembro de 1918, a Letônia declarou sua Independência, marcada por grande luta em defesa da democracia e da liberdade. “Na Letônia, esta data tem grande importância. As festas chegam a durar de dois a três dias e as pessoas se vestem com roupas típicas para demonstrar seu patriotismo e nacionalismo”, explicou.

Além do vice-prefeito de Nova Odessa, Oscar Berggren Neto, que hasteou a bandeira nacional, o hasteamento das bandeiras contou com a participação da cônsul honorária da Letônia Daina Gutmanis, que hasteou a bandeira leta; de Erlings Arais (bandeira municipal) e Felipe Albrecht (bandeira estadual). Durante o ato, houve a execução dos Hinos do Brasil e da Letônia.

Prefeitura de Nova Odessa

 

Comentários

Notícias relacionadas