3 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

No Dia do Hambúrguer, Jasmine sugere versão vegana com quinoa e aveia

Compartilhe essa notícia!

Conheça curiosidades incríveis sobre um dos lanches mais famosos do mundo e anote as dicas para um sanduíche delicioso sem carne e sem glúten

São duas (ou mais!) fatias de pão fofinho, recheadas com rodelas de carne, vegetais, queijos, ovos ou o que a criatividade do “chef” mandar. Globalmente conhecido e apreciado, o sanduíche mais famoso de todos tem uma data só para ele: no próximo domingo, dia 28 de maio, é comemorado o Dia do Hambúrguer.

A Jasmine Alimentos, líder nacional em pão sem glúten, reuniu curiosidades sobre o prato e criou uma receita exclusiva para quem não come nenhum tipo de produto de origem animal. O Hambúrguer Vegano não deixa nada a desejar aos hambúrgueres mais suculentos produzidos com carne bovina.

Muita gente pensa que o hamburguer foi criado nos Estados Unidos. Mas a inspiração para o sanduíche que conhecemos hoje e está no cardápio de praticamente todas as lanchonetes, teria chegado à América pelas mãos de imigrantes alemães que embarcaram no Porto de Hamburgo, no Norte da Alemanha, atraídos pelo “novo mundo”. Daí saiu o nome.

O círculo de carne moída espremido entre duas fatias de pão foi criado como um jeito mais prático desses imigrantes degustarem, nos longos dias no navio, uma de suas receitas mais tradicionais: o bolo de carne moída conhecido como Falscher Hase que, na tradução, quer dizer “coelho falso”.

Este bolo tradicional da Alemanha é feito com carne bovina e suína, pão adormecido, cebolas, condimentos e legumes, como cenoura e alho-poró. Após misturar os ingredientes, a massa é modelada como um cilindro e assada no forno. Na hora de servir, é cortada em fatias que ficam com um formato circular muito parecido com os discos de carne do hambúrguer atual.

Uma maneira prática de degustar essa refeição completa, que contém as proteínas da carne, os carboidratos do pão e as vitaminas e sais minerais dos legumes, era em forma de sanduíche, com o círculo de carne dentro de duas fatias de pão. Os americanos adoraram a receita e logo começaram a reproduzi-la com outros tipos de pães e ingredientes.

Mas quando nasceu oficialmente?

Foi no dia 28 de maio de 1904 que o hambúrguer teria nascido oficialmente: ele foi apresentado ao público na Exposição Universal de Saint Louis, nos EUA. Nesta feira, uma série de novos pratos foram apresentados ao público já como parte da recém-nascida culinária norte-americana, entre eles o cachorro-quente (hot dog), o algodão doce (cotton candy), a manteiga de amendoim (peanut butter) e até o cone de wafer para sorvete.

Mas o grande hit foi mesmo o hambúrguer, que começou a ganhar diferentes versões em todo o mundo. Por isso, o dia 28 de maio passou a ser dedicado a ele!

E como surgiu o hambúrguer sem carne?

Em 1981, Paul Wenner, dono de um restaurante vegetariano instalado no Oregon (EUA), criou o Gardenburger (“hambúrguer da horta”). Foi um sucesso e virou inspiração para que muitas cadeias de fast food incluíssem hambúrguer sem carne no cardápio. O sanduba sem carne passou, então, a ser oferecido em países como a Índia, onde a vaca é considerada um animal sagrado e boa parte da população é vegetariana ou vegana.

O segredo do hambúrguer vegano é trocar a carne por proteína de soja ou cereais ricos em nutrientes, como quinoa ou aveia, além de caprichar nas especiarias. “Em termos de nutrientes, inclusive proteína, um hambúrguer vegano preparado com os ingredientes certos renderá um lanche tão nutritivo quanto o tradicional, à base de carne. Porém, será um lanche também rico em fibras e sem as gorduras das fontes animais”, explica a nutricionista Adriana Zanardo, da E4, consultoria nutricional da Jasmine Alimentos.

O segredo do pão

Mas há outro segredo para o hambúrguer perfeito? Sim: o pão! A origem do pão redondo e fofinho dos hambúrgueres tradicionais é desconhecida. Mas o fato é que não se faz um bom hambúrguer sem um pão no ponto certo. Ele tem que ser macio, não seco, mas, ao mesmo tempo, firme na medida certa para não absorver demais o molho, nem ficar mole.

Os pães da Jasmine, por exemplo, são perfeitos para hambúrgueres, já que são feitos com um mix de farinhas selecionadas, e embalados usando tecnologias que retiram o oxigênio e inserem gases nobres, que não permitem a proliferação de microrganismos. Tudo isso garante que a maciez e a firmeza fiquem na medida certa por até seis meses.

Para quem é portador da doença celíaca, a Jasmine oferece pães sem glúten e que não levam leite nem ovos na sua composição, sendo uma opção segura para intolerantes à lactose ou alérgicos ao ovo. O pão de hambúrguer está disponível nas versões Tradicional e Australiano, que são ótimos para quem possui essas condições (mesmo aqueles que comem carne!).

Como fazer Hambúrguer Vegano

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de Quinoa Real em Grãos Orgânica Jasmine cozida
  • ¼ de xícara (chá) de Aveia em Flocos Finos Sem Glúten Jasmine
  • 1 colher (café) de páprica defumada
  • 1 colher (café) de páprica picante
  • 1 pitada de orégano
  • 1 pitada de Sal Atlantis Jasmine
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1 unidade de Pão de Hambúrguer Original Sem Glúten Jasmine
  • 1 fatia de queijo vegano
  • Folhas de alface, tomate e cebola a gosto

Modo de preparo:

Modelagem:

  1. Misture todos os ingredientes exceto a aveia em flocos finos.
  2. Adicione a aveia aos poucos, até que a massa desgrude da sua mão.
  3. Molde a mistura até adquirir o formato de um hambúrguer (uma pequena forma redonda pode ajudar no processo).
  4. Leve os hambúrgueres ao forno a 180ºC por aproximadamente 20 minutos.
  5. Na metade do tempo vire os hambúrgueres para que doure do outro lado.

Montagem:

  1. Torre a parte interna dos pães por cerca de 30 segundos em uma frigideira bem quente.
  2. Pegue uma fatia de pão e posicione em um prato.
  3. Em seguida, coloque 1 unidade do hambúrguer, o queijo vegano, folhas de alface, rodelas de tomate e de cebola e a outra fatia de pão para completar o lanche.
  4. Sirva-se!

Sobre a Jasmine Alimentos:

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos verdadeiramente saudáveis, práticos e saborosos. A operação da Jasmine começou de forma artesanal há 30 anos, no Paraná. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos. A empresa possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!