Movimento Brasil pelo Meio Ambiente mostra expansão de 24% nos investimentos privados e avanços em projetos de energia limpa, tratamento de resíduos e circularidade.
As empresas no Brasil seguem comprometidas com projetos de sustentabilidade e descarbonização, segundo revela a edição 2025 do Brasil pelo Meio Ambiente (BPMA), levantamento anual da Amcham Brasil lançado nesta terça-feira (14/10), em Brasília, às margens da Pré-COP30.
De acordo com os dados mais recentes do BPMA, os projetos empresariais de sustentabilidade em andamento em 2025 somam R$ 48,2 bilhões em investimentos — um crescimento de 24,2% em relação ao total mapeado em 2024. Esse valor reflete o conjunto de investimentos realizados ao longo do ciclo desses projetos, incluindo os aportes previstos ou mantidos em 2025.
O levantamento também mostra o aumento de empresas participantes no BPMA, que passou de 165 para 209 (+26,7%), assim como do número total de projetos, que chegou a 316 (+12,1%) – o maior desde o início da série, em 2021.
“Os resultados mostram que as empresas estão se movendo com agilidade e consistência na implementação de projetos de sustentabilidade no Brasil, em linha com os compromissos climáticos negociados nas COPs. O setor privado tem investido de forma crescente nas áreas de energia renovável, reflorestamento, reaproveitamento de resíduos e descarbonização”, afirma Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.
// Os grandes números do BPMA 2025
Investimentos e alcance
- R$ 48,2 bilhões investidos em projetos em andamento em 2025 (+24,2% vs. 2024).
- 209 empresas participantes (+26,7%) e 316 projetos (+12,1%).
- Preservação e reflorestamento
- 11,1 milhões de hectares preservados e/ou restaurados (+9,2%) — área equivalente a 1,3 vez o território de Portugal, abrangendo biomas como Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampa.
- Energia limpa e eficiência energética
- 23.553 GWh de energia limpa gerados ou otimizados (+10,5%), volume suficiente para abastecer 11,2 milhões de residências.
- 4,3 bilhões de litros de biocombustíveis produzidos (+22,2%), incluindo biodiesel, biometano e combustíveis sustentáveis de aviação.
- Economia circular e uso de recursos
- 202,9 milhões de toneladas de resíduos tratados ou reaproveitados (+589,9%).
- 36,8 bilhões de litros de água reutilizados ou economizados (+309%) — o bastante para abastecer 670 mil pessoas por um ano.
No total, as ações empresariais evitaram a emissão de 305,8 milhões de toneladas de CO₂ equivalente, um avanço de 15,4% em relação a 2024.
// O que é o Brasil pelo Meio Ambiente
Criado em 2023, o Brasil pelo Meio Ambiente (BPMA) é um movimento liderado pela Amcham Brasil que reúne, em uma plataforma digital, dados sobre investimentos empresariais em sustentabilidade, descarbonização e economia verde. O levantamento é atualizado anualmente e consolida informações de empresas de diversos portes e setores, permitindo mensurar resultados ambientais e econômicos de forma integrada.
“O BPMA é uma ferramenta inédita de mensuração e visibilidade. Além de reunir boas práticas empresariais na área do clima, ele traduz os resultados desse engajamento empresarial e serve de base para o diálogo entre setor privado e políticas públicas de clima”, explica Abrão Neto.
// Brasil na linha de frente da implementação
O BPMA integra a estratégia da Amcham de fortalecer a agenda de implementação rumo à COP30, conectando empresas, autoridades e instituições em torno de inovação, competitividade e impacto ambiental positivo. Os cases e projetos do BPMA 2025 podem ser consultados aqui.
Durante a COP30, em Belém, a Amcham promoverá uma agenda de encontros empresariais e debates sobre temas relevantes para o setor privado no âmbito da Conferência do Clima.
VEJA TAMBÉM
Economia de energia: aumento de 250% nas buscas reflete impacto do calor e da bandeira vermelha nas contas
CNI defende que COP de Belém avance com mais ações e resultados concretos na agenda do clima
Pré-COP30: CNI debate com governo e líderes empresariais agenda do setor produtivo para Conferência do Clima