Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Natal tem queda nas vendas e pagamentos à vista

Redação 28 de dezembro de 2016 2 minutes read
  • Contém Suzano - YouTube

Lojistas observaram mudança no comportamento dos consumidores

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

O volume de vendas no Natal teve queda de 2% no comércio de Americana em comparação ao mesmo período no ano passado, de acordo com pesquisa por amostragem feita pela ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), nesta terça-feira (27), quando os lojistas começaram a fechar os números da data. O comportamento dos consumidores também passou por mudanças. A maioria preferiu pagar as compras em dinheiro ou cartão de débito.

 

“A instabilidade da economia e a insegurança sobre o emprego fez com que o número de consumidores no comércio fosse reduzido, impactando diretamente no volume de vendas. Os consumidores também se resguardaram mais, para começar o ano sem dívidas. Esse comportamento foi observado por todos os comerciantes ouvidos na nossa pesquisa e reflete que estão comprando de maneira consciente, comprando o necessário, sem extravagancias”, relatou o presidente da entidade, Dimas Zulian.

 

Compras à vista

Por esse motivo, o ticket médio dos produtos foi registrado em torno de R$ 90, o que reforça o levantamento feito pela Boa Vista Serviços, que indica queda de 1,46% nas vendas a prazo em todo país. A maioria pagou com cartão de débito ou em dinheiro. “O comércio local também vendeu menos a prazo. Os consumidores estão preocupados em não comprometer o orçamento com parcelas. Então acabaram comprando presentes mais baratos e buscando desconto à vista”, comentou o presidente da ACIA.

 

Sem riscos de endividamento

O diretor da CRC (Central de Recuperação de Crédito) e do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da ACIA, Marcelo Fiorani, ressalta a importância da mudança de comportamento de alguns consumidores. “Essa realidade não torna os números de vendas positivos, mas já reflete diretamente na queda da inadimplência. O fato de terem pago às compras sem parcelamento mantém esse consumidor sem dívidas e com dinheiro para continuar comprando no comércio local nos próximos meses e elimina para os comerciantes o risco de o dinheiro não entrar no caixa”, explicou.

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Comércio é autorizado a cobrar preço diferente de acordo com o meio de pagamento
Next: Shopping Piracicaba inaugura 25 lojas em 2016
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente