Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Na Alemanha, prefeito Denis Andia conhece técnicas de compostagem e tratamento de esgoto doméstico

Denis Andia 01 - imprensaO prefeito de Santa Bárbara d’Oeste Denis Andia segue na Alemanha, onde participa do Programa de Cooperação Técnica para Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, em Hannover. Nesta segunda-feira (28) ele conheceu uma estação de tratamento de esgoto doméstico, instalada nas dependências da Universidade Tecnológica de Braunschweig, local do evento.

“Foi importante conhecer todo o processo de reaproveitamento do lodo de esgoto, isso porque além das etapas propriamente ditas, existem alguns experimentos realizados em laboratórios”, comentou o prefeito. “No processo, em geral, o lodo é fermentado e centrifugado, até tornar-se material estabilizado passível de utilização na construção civil. O gás é armazenado e, depois, destinado a processos industriais”, completou.

No mesmo dia, o prefeito Denis Andia também esteve na cidade de Liebenburg, onde visitou a BioKompost mbH – uma planta de compostagem de lixo doméstico e resíduos verdes. Segundo ele, no local são processadas cerca de 16 mil toneladas por ano e o material final é vendido para a aplicação na agricultura. “A unidade que visitamos tem receita anual de 1,5 milhão de euros. Cerca de 85% dessa receita vêm do valor que empresas e municípios pagam para deixar seu lixo lá. Os outros 15% vêm da venda do produto final. Apenas 3% do que é processado sobra como material inerte, que é incinerado”, explicou o prefeito.

O prefeito Denis Andia é o atual presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) e viajou à Alemanha a convite da Universidade Tecnológica de Braunschweig e do CREED – Center for Research, Education and Demonstration in Waste Management.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes