Mutirão da Dengue recolhe 5 toneladas de criadouros na Zona Leste

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio de diversas secretarias, recolheu na última quinta-feira (20) mais de 5 toneladas de criadouros de mosquito da dengue. A iniciativa foi realizada nos bairros Jardim Pérola, Jardim Esmeralda, Jardim São Fernando, entre outros locais, com quatro caminhões e duas camionetes, com cerca de 50 funcionários envolvidos. Os profissionais de diversas secretarias percorreram 186 quadras e 8.065 imóveis da Zona Leste da cidade. A Administração Municipal segue durante todo o ano com diversas ações em combate a doença.

Foram retirados vários tipos de objetos potenciais criadouros do mosquito, como baldes, pneus, garrafas, lonas, baldes, pratinhos de vasos de plantas, recipientes em geral. O material recolhido foi levado até o Aterro Sanitário do município, onde foi triado, separado e destinado. A medida tem o objetivo de diminuir a população do mosquito e a probabilidade de transmissão do vírus nos locais. O intuito é retirar o máximo de criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, de forma a diminuir a população de mosquitos e, consequentemente, a transmissão viral naquela região.

A Prefeitura pede o apoio da população no combate ao mosquito Aedes Aegypiti. Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta. A população também deve lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde. Mais informações a população pode procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

Comentários

Notícias relacionadas