Santa Bárbara d´Oeste 

“Musicar” a nossa vida

Padre Pedro Leandro Ricardo – Reitor do Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Americana.

 

Foi com este forte apelo que o Santuário Santo Antônio de Pádua se prepara para instalar a “Escola de Música do Santuário” neste mês de abril.

Nossa comunidade que, historicamente, sempre favoreceu o aspecto musical com um elemento que gera disciplina, que edifica e que aproxima, assume o desafio de adequar-se à diversidade dos ambientes sociais e culturais, às vivências e contingências desta realidade urbana em que está inserida.

De fato a música tem a capacidade de fazer ecoar a voz do próprio Criador na sua relação com toda a humanidade, pois ao cantar as belezas e maravilhas da natureza e do mundo, exalta a tarefa de quem as gerou, e torna-se gratidão e compromisso na defesa da vida.

Nossa escola pretende-se fomentar uma cultura musical própria do povo brasileiro nos gêneros e ritmos que coincidam com o nosso contexto atual, atingindo uma verdadeira e autêntica simbiose entre a poesia e a vida da nossa gente. Tudo isso feito com competência de quem observa a métrica e a cadência dos versos, os acentos das palavras convenientemente repetidas evitando o descompasso, o desencontro e dissonâncias com aspectos a serem superados.

Desejamos, pois, que a instalação da Escola Musical do Santuário estimule ainda mais a participação comunitária nas diversas atividades pastorais e serviços em nossa Igreja, em suas paróquias e comunidades, com aquela riqueza que a música contempla de expressar que somos “nação santa, povo que Ele conquistou, que proclama os grandes feitos daquele que nos chama as trevas a sua luz maravilhosa” (1Pd 2,9).

Comentários

Leia também...