14 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol oferecem entrada gratuita PARA TODOS OS PÚBLICOS no domingo, dia 14 de maio

Compartilhe essa notícia!

No Dia das Mães, as duas instituições são excelentes opções de passeio para toda a família; Museu do Futebol tem nova mostra temporária, a Rainhas de Copas, e Museu da Língua Portuguesa destaca a diversidade de nosso idioma nas experiências de sua exposição principal

O Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, ambas instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, vão oferecer entrada gratuita para todos os públicos no domingo, dia 14 de maio. Com isso, tornam-se, no Dia das Mães, passeios imperdíveis para toda a família, que poderá ver a nova mostra temporária do Museu do Futebol, a Rainhas de Copas, e também notar a diversidade e riqueza de nosso idioma na exposição principal do Museu da Língua Portuguesa.  

Vale lembrar que, no caso do Museu da Língua Portuguesa, a gratuidade também ocorre no sábado.  

No Museu do Futebol, um dos destaques é a mostra temporária Rainhas de Copas. Aberta em 28 de abril, esta exposição apresenta o desenvolvimento do futebol feminino ao longo das edições da Copa do Mundo de mulheres – a primeira aconteceu somente em 1991, 61 anos depois da versão inaugural da Copa para os homens.  

Com curadoria de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner, a exposição apresenta fotografias e depoimentos de atletas que fizeram parte desta história. Há ainda dados que revelam as conquistas individuais e coletivas de jogadoras brasileiras responsáveis pelo reconhecimento que o futebol feminino tem na atualidade. Quem visitar o Museu do Futebol ainda pode passear pela exposição principal, que apresenta um histórico do esporte mais popular do Brasil.  

Já no Museu da Língua Portuguesa, os visitantes têm acesso à exposição principal, onde, por meio de experiências como O Português do Brasil e Palavras Cruzadas, a diversidade e a riqueza do nosso idioma que é falado nas ruas, na televisão e no cinema, por exemplo, são enaltecidas. Um dos espaços imperdíveis é a Praça da Língua, uma espécie de planetário das palavras, onde trechos de textos da literatura portuguesa são projetados no teto e declamados por personalidades como Maria Bethânia e Zélia Duncan.  

Uma outra dica é uma visita ao terraço do Museu da Língua Portuguesa, espaço aberto após a reinauguração da instituição, em julho de 2021. Um lugar ideal para registrar uma foto com toda a família, tendo a torre do relógio da Estação da Luz ao fundo.  

Caso o visitante queira fazer um tour especial com os educadores do Museu, há duas opções de horários, tanto no sábado quanto no domingo: às 10h e às 13h, acontece uma visita mediada pela exposição principal; e às 11h e às 15h, é a vez de um passeio pelo histórico prédio da Estação da Luz. Os grupos, de até 15 pessoas, são formados por ordem de chegada, perto da bilheteria do pátio A.  

Por fim, vale ainda passar pelo Flor Cafe, localizado no térreo do Museu da Língua Portuguesa. Lá dentro, há uma loja com uma série de objetos à venda, como canecas, camisetas, blocos de anotação e lápis, com o logotipo do Museu.  

SERVIÇO
Museu do Futebol
Exposição temporária Rainhas de Copas
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Grátis no dia 14 de maio (Dia das Mães)
Garanta o ingresso pela internet:
Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,08 por três horas  

 

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa

Exposição principal

Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Grátis nos domingos de maio
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  


SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.  

É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.  

PATROCÍCIO E PARCERIAS
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São Parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte: Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa tem Patrocínio Máster da EDP e Patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  

A Temporada 2023 conta com Patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e do Grupo Globo, com Apoio do BNY Mellon e da PwC Brasil, e com as Empresas Parceiras Marsh McLennan, Eaton, Cabot, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!