Um homem de 30 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (24), após ser identificado pela Muralha Digital, sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal de Americana (Gama). O veículo que o homem conduzia, um modelo Gol, havia sido cadastrado no sistema pelo setor de Inteligência da Gama, a pedido do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), por envolvimento em roubos a caminhões na região de Bauru.
Por volta de 11h30, a Muralha Digital apontou a entrada do veículo no município, sendo abordado na Avenida da Saudade. Durante a averiguação, os agentes localizaram 14 gramas de maconha, dinheiro, coletes refletivos e abraçadeiras plásticas, itens que são utilizados geralmente para amarrar vítimas de roubos.
Foram encontrados, ainda, tickets de pedágio de caminhões com queixa de roubo, entre outros objetos. O homem foi conduzido à Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde foi ratificada a prisão.
A ocorrência foi atendida pelo inspetor Charles e pelos GCMs Brunelli e De Campos.
O sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal, também conhecido como Muralha Digital, conta com 123 câmeras espalhadas em vias públicas de grande movimento, praças, cemitérios, Terminal Rodoviário e outros espaços públicos. Alguns desses equipamentos possuem a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), capazes de identificar letras e números das placas de veículos, além de câmeras de monitoramento.
Por Pedro Roberto da Silva (MTB 24.215)
Fotos: Divulgação/Gama
VEJA TAMBÉM
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo