SB24Horas

Notícias na hora certa!

Movimentos emitem nota pedindo compromisso com a verdade aos vereadores barbarenses

Grupos se unem e emitem nota de posicionamento contra o Vereador Felipe Corá que pode sofrer cassação em extraordinária realizada hoje (16) às 19 horas na Câmara Municipal

 

Na reunião extraordinária desta quarta-feira (16) às 19 horas, os parlamentares barbarenses irão debater sobre a denúncia motivada por comentários feitos por Corá durante a sessão camarária de 23 de novembro do ano passado e, então, devem votar a abertura da Comissão Processante (CP), sendo necessária a maioria simples para que o pedido seja acatado.

Caso seja acatada a denúncia, segue-se a formação da CP; ao passo que a rejeição da mesma implica no arquivamento do processo.

 

Leia a nota do movimentos na íntegra:

 

Somos Santa Bárbara
Somos o Brasil que não se cala
Lutamos por direitos e Igualdade 

 

No próximo 16 de março de 2022, nossos vereadores serão chamados a se manifestarem, por meio do VOTO, de qual lado da história querem estar.

Nesta data, cada VOTO será uma manifestação de compromisso com a verdade e com a justiça.

Ao VOTAREM pela criação da comissão processante, que pode culminar na cassação do mandato do Vereador Felipe Corá, estarão se posicionando ao lado das pessoas historicamente discriminadas, daquelas que necessitam de mais e melhores serviços públicos, principalmente em tempos de pandemia, de desemprego alarmante e economia instável.

VOTAR pela cassação do vereador Felipe Corá significa recolocar a Câmara Municipal ao lado e a serviço da cidadania, da convivência respeitosa entre aqueles e aquelas que pensam diferente e, por serem diferentes, devem ser tratados como iguais em direitos.

Apesar do aumento da fome, da miséria e das guerras, o que nos motiva é que a grande maioria das pessoas de Santa Bárbara d’Oeste e do mundo estão ao lado das pessoas que não   desistiram de lutar.

O que nos motiva a dirigir este manifesto à população de Santa Bárbara e região é a fé que nos move. É a esperança de que um dia construiremos um mundo novo. Um mundo como sonhou o reverendo Martin Luther King. Um mundo onde as pessoas serão julgadas não pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.

O que nos motiva a acreditar na justiça é a convicção de que o que está em jogo não são as preferências políticas ou partidárias, mas o caráter de um homem público que até para se defender continua mentindo reiteradamente. Por essa razão não queremos e nem podemos ficar do lado dos racistas e desequilibrados.

Ao ler nosso manifesto você pode dizer que somos sonhadores, mas não somos os únicos e esperamos que no dia 16 de março vocês juntem-se a nós. Ao votarem pela abertura do processo de cassação do vereador Felipe Corá, nós esperamos que os vereadores e vereadoras   juntem-se a nós e não permitam que, mesmo com as divergências que possuímos, elas extrapolem os direitos humanos, elas extrapolem a civilidade.

O Parecer do Procurador Geral da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste deixa claro que a nossa representação atendeu todos os requisitos da legalidade, constitucionalidade e evidências robustas da prática de crime de racismo e falta de decoro. Portanto, no dia 16 de Março, nossos vereadores deixarão registrado na história através do VOTO que o povo de Santa Bárbara não será cúmplice e não tolerará atos de barbárie de racismo, de violência contra as mulheres e quaisquer forma de discriminação.

Santa Bárbara está do lado da justiça! Fora Corá!

 

Apoiam a denúncia

 

União de negros e negras  pela igualdade racial (unegro)

Associação de Capoeira Motta Cultura Afro

Associação Cultural e beneficente Carolina Maria de Jesus

Fórum da cidadania do município de Santa Bárbara do Oeste

Frente feminista Marielle Vive

Centro Cultural Candeeiro

SindProSBO Sindicato dos professores de Santa Bárbara do Oeste

Coletivo de Mulheres Negras Carolina Maria de Jesus

Coletivo Bazar Por Elas

Conselho Municipal de Educação

Câmara setorial de Cultura Afro Brasileira e Popular de Santa Bárbara do Oeste

 

 

Direita Santa Bárbara se manifesta

 

A página da Direita Santa Bárbara se manifestou a pouco sobre a situação do Vereador Corá e praticamente “lavou” as mãos sobre o caso.

Em nota, A Direita Santa Bárbara d´Oeste reafirma que o atual Vereador Felipe Corá “NÃO” faz parte do grupo desde 15 de novembro de 2019, ocasião em que foi “EXPULSO” por desvio de conduta.