dom. jan 26th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Mostra “Naïfs de Deus” reúne duas gerações de artistas no Shopping Center Limeira


Exposição com início neste sábado (14), no Shopping Center Limeira, reúne 32 obras

 

Reunindo duas gerações de artistas da mesma família, a exposição “Naïfs de Deus” tem início neste sábado (14), às 19h, no Shopping Center Limeira. A mostra reúne 32 obras dos artistas Waldomiro de Deus, de sua mulher Lourdes e de Amomm de Deus, filho do casal. Gratuita, a mostra é realizada em parceria com a Galeria Lícia Simonetti e segue até o dia 03 de junho.

Além do vernissage da exposição, a inauguração da mostra contará com uma apresentação especial de dança em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no último domingo. Sob o tema “A Fantástica Fábrica”, o espetáculo apresentado pela Escola de Dança Gláucia Bilatto irá mostrar jogos e brinquedos que ganham vida, trazendo muita diversão ao público.

Considerada uma arte primitiva moderna, a arte naïf (ingênuo, em francês), em termos gerais é produzida por artistas sem formação acadêmica e caracteriza-se pela simplicidade e pela ausência de elementos formais da arte tradicional ocidental, como a perspectiva, harmonia cromática, composição, desenho clássico com correção anatômica, ou mesmo referências tradicionais das pinturas de gênero.

“O termo naïf presume a existência, por contraste, de uma forma acadêmica, ‘não-ingênua’, ‘consciente’, de executar uma obra artística que os artistas desta corrente não seguem”, destaca Lícia Simonetti, responsável pela mostra.

ARTISTAS – Waldomiro de Deus chegou à cidade de São Paulo em 1959 e começou a pintar em 1961. Com a ajuda do decorador Terry Della Stuffa, começou a produzir seus trabalhos de forma profissional e realizou sua primeira exposição em 1966 na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Seu trabalho é influenciado por temas religiosos, criando imagens polêmicas, como ícones da igreja católica em mini-saia, cinta-ligas, botas e bermudas.

Com o passar do tempo, seus trabalhos passam a representar o folclore de sua terra natal: festas populares, histórias sobre mula-sem-cabeça e lobisomens, bem como imagens escatológicas e eróticas. Em 1983, é premiado com a Awarding the Statue of Victory pelo Centro Studi e Ricerche Delle Nazioni e em 2000 teve uma sala própria na Quinta Bienal Naïfs do Brasil.

Esposa de Waldomiro, Lourdes de Deus é pernambucana, nascida no pequeno município de Custódia, mas foi criada em Osasco, onde conheceu Waldomiro de Deus e se casou em 1976. Assim, inevitavelmente, Lourdes, foi contagiada pela arte do marido e desenvolveu seu estilo completamente distinto, contudo, absolutamente primitivista.

As obras dessa pernambucana são carregadas de brasilidade. Sua característica fundamental é a valorização da cultura popular brasileira, festas típicas interioranas, folclore, e o regionalismo. Com cores extremamente alegres e vibrantes, as obras de Lourdes nos fascinam e nos remetem para um mundo repleto de alegria e encanto.

Amomm de Deus, o único filho do casal que, de fato, herdou o dom e a inclinação para a arte Naïf. O jovem que é um apreciador de música sertaneja nasceu em Osasco, e aos 11 anos iniciou sua carreira nas artes. Já participou de diversas exposições e seu estilo artístico nos surpreende. “Seus trabalhos são caracterizados por cores suaves e delicadas, remetendo-nos sempre à vida no campo”, diz Lícia.

 

SERVIÇO

Exposição “Naïfs de Deus”

Onde: Shopping Center Limeira

Quando: De 14 de maio a 03 de junho

Vernissage: 14 de maio, às 19h

Entrada e estacionamento gratuitos

Comentários

Dennis Moraes