24Horas Piracicaba 

Mostra 11º pode ser vista até o dia 08/12 na Biblioteca Municipal de Piracicaba

Visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; a entrada é gratuita

 

 

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe, até o dia 08/12, a mostra 11º. A exposição reúne obras do fotógrafo piracicabano Ednaldo Baraka que registra, das janelas do 11º andar, personagens anônimos em seu cotidiano. A curadoria é de Joyce Guadagnuci.

 

Cerca de 27 imagens foram selecionadas para a exposição. As fotografias, feitas na movimentada avenida Armando de Salles Oliveira – uma das principais de Piracicaba, possuem um recorte do cotidiano que se contrapõe ao dia e à noite. O imaginário que se molda à realidade.

 

Para a curadora da exposição, cada uma das fotografias revela um pouco do seu próprio ser. “Olho dentro da cena e dentro de mim pelo olhar indiscreto do fotógrafo que cuida de cada composição, como quem cuida de algo que lhe é muito caro, talvez o tempo, o seu tempo, que é a matéria da fotografia”, explica Joyce Guadagnuci.

 

“Após vencer o medo de altura, percebi que a avenida era uma tela gigante a ser explorada. É espantoso perceber como as pessoas, mesmo lá embaixo, se encaixam nas composições. Um dia vi uma mulher caminhando pela Armando Salles, uma sombra alongada a sua frente; em outro momento dois homens numa esquina, uma simplória inspiração daquela obra conhecida de Edward Hopper. E foi assim que, com o passar do tempo, mais íntimo eu ficava da ‘Salles’ e seus personagens. Eu não fotografava pessoas, eu me fotografava nelas”, conta o fotógrafo Ednaldo Baraka.

 

 

Serviço – A exposição 11º está instalada no Hall de Exposição “Dalton Belmudes de Toledo”, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Mais informações: 3433-3674.

 

Comentários

Leia também...